04 de Março – Dia Mundial da Obesidade

Transformando a Luta Contra a Obesidade em uma Jornada de Autocuidado

 

Neste Dia Mundial da Obesidade, é fundamental reconhecermos a importância de enfrentar esse desafio global com uma abordagem compassiva. A obesidade não é apenas uma questão de peso; é um reflexo de diversos fatores, incluindo hábitos alimentares, atividade física, saúde mental e acesso a recursos adequados.

É fácil cair na armadilha da autocrítica e da culpa quando se trata de lutar contra a obesidade. No entanto, é crucial lembrar que cada passo em direção ao autocuidado é uma vitória. Em vez de focar na perfeição, devemos direcionar nossa energia para o progresso e para a adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis.

Evitar e tratar a obesidade envolve uma abordagem multidisciplinar que aborda tanto os aspectos físicos quanto os comportamentais da saúde. Separamos abaixo algumas maneiras de prevenir a doença.

 

  • Alimentação saudável: Priorize alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Reduza a ingestão de alimentos processados, ricos em gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio.
  • Controle das porções: Fique atento ao tamanho das porções e evite comer em excesso. Use pratos menores, coma devagar e preste atenção aos sinais de fome e saciedade do seu corpo.
  • Atividade física regular: Mantenha um estilo de vida ativo, incorporando atividades físicas que você goste, como caminhada, natação, dança ou ioga. O objetivo é acumular pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
  • Redução do tempo sedentário: Limite o tempo gasto em comportamentos sedentários, como assistir TV ou usar o computador. Faça pausas frequentes para se levantar e se movimentar ao longo do dia.
  • Hábitos de sono saudáveis: Priorize um sono de qualidade, dormindo de sete a nove horas por noite. O sono inadequado pode afetar os hormônios que regulam a fome e levar a escolhas alimentares pouco saudáveis.
  • Gerenciamento do estresse: Aprenda técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou yoga, para lidar com o estresse de forma saudável e evitar o comer emocional.

O tratamento da obesidade no Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Santa Virgínia oferece uma abordagem abrangente, incluindo orientação nutricional personalizada, apoio psicológico e, quando necessário, opções de medicação sob supervisão médica e cirurgia bariátrica.

Com uma equipe multidisciplinar especializada, o centro fornece cuidados individualizados para ajudar os pacientes a alcançarem e manterem uma perda de peso saudável, melhorando assim sua qualidade de vida e reduzindo os riscos associados à obesidade e ao diabetes.

Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento através do (11)2799-3100.