Diagnostico e monitoramento preciso, saiba mais sobre os benefícios

 

A tomografia é uma técnica de imagem médica que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas do interior do corpo humano. Ela é realizada por um equipamento especializado chamado tomógrafo, que gira em torno do paciente enquanto emite feixes de raios-X em diferentes ângulos.

A principal finalidade da tomografia é diagnosticar e monitorar uma variedade de condições médicas, incluindo lesões traumáticas, doenças vasculares, infecções, tumores e outras anomalias. Ela fornece imagens detalhadas em cortes transversais do corpo, permitindo que os médicos examinem com precisão estruturas internas, como órgãos, tecidos e ossos.

O exame é frequentemente utilizado em situações onde outras formas de imagem, como radiografias simples ou ultrassonografia, não fornecem informações suficientes. Por exemplo, em casos de suspeita de câncer, a tomografia pode ajudar a determinar a localização exata do tumor, sua extensão e se ele se espalhou para outras partes do corpo.

Os benefícios da tomografia incluem:

Precisão diagnóstica: A capacidade de visualizar com detalhes as estruturas internas do corpo pode levar a diagnósticos mais precisos.

Rapidez: Os exames de tomografia geralmente são realizados rapidamente, o que pode ser crucial em emergências.

Não invasivo: A tomografia não requer procedimentos invasivos, como cirurgia, para obter imagens do interior do corpo.

Personalização do tratamento: As informações fornecidas pela tomografia podem ajudar os médicos a desenvolverem planos de tratamento personalizados para os pacientes, levando em consideração a localização e a extensão da doença.

Geralmente, este exame é solicitado quando outros exames não fornecem informações suficientes ou quando há suspeita. O Hospital Santa Virgínia realiza Tomografia no Centro de Diagnóstico por Imagem, que conta com apoio técnico do laboratório a+ do Grupo Fleury. Para mais informações entre em contato conosco através do (11) 2799-3100.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Gabriel Neves, CRM 171533, médico do Centro de Diagnóstico do Hospital Santa Virgínia