Abril Lilás traz como pauta o câncer de testículo

 

O câncer de testículo é uma condição que afeta predominantemente homens jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Ele se desenvolve nos testículos, que são glândulas reprodutivas masculinas responsáveis pela produção de espermatozoides e pela secreção de hormônios sexuais. Apesar de ser relativamente raro em comparação com outros tipos de câncer, é importante estar ciente dos sinais e sintomas, bem como das opções de tratamento disponíveis.

Os sintomas do câncer de testículo podem variar, mas os mais comuns incluem:

Nódulo ou inchaço nos testículos: É importante realizar autoexames regularmente para detectar quaisquer alterações nos testículos.

Dor ou desconforto nos testículos ou na região pélvica: Isso pode incluir uma sensação de peso nos testículos.

Acúmulo de líquido no escroto: Isso pode causar inchaço ou uma sensação de peso anormal.

Dor nas costas, abdômen ou virilha: Em estágios mais avançados, o câncer de testículo pode se espalhar para outras partes do corpo.

O diagnóstico de câncer de testículo geralmente envolve um exame físico, exames de sangue para avaliar os marcadores tumorais e exames de imagem, como ultrassonografia testicular. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.

Embora a causa exata do câncer de testículo não seja totalmente compreendida, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, incluindo histórico familiar, idade, sendo que o câncer de testículo é mais comum em homens jovens, entre 15 e 35 anos.

Embora nem todos os casos de câncer de testículo possam ser prevenidos, há medidas que os homens podem tomar para reduzir o risco, como realizar autoexames regularmente e procurar atenção médica se notarem quaisquer alterações nos testículos.

O tratamento para o câncer de testículo geralmente envolve uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio e do tipo de câncer. O prognóstico para a doença geralmente é muito bom, especialmente se for diagnosticado precocemente.

O câncer de testículo é uma condição séria, mas tratável, especialmente quando diagnosticada precocemente. O Hospital Santa Virgínia conta com especialistas e infraestrutura capacitada para o tratamento deste tipo de câncer no Centro de Oncologia. Para mais informações acesse a página oficial do Centro de Oncologia,  clicando aqui.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Dácio Quadros, médico oncologista o Centro de Oncologia do Hospital Santa Virgínia