Julho, mês de conscientização e cuidado com a saúde ocular

 

O Dia Mundial da Saúde Ocular é celebrado anualmente no dia 10 de julho, e a data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e promover a prevenção de doenças oculares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações de saúde ao redor do mundo, como a Sociedade Brasileira de Oftalmologia alertam sobre a importância de manter a saúde ocular por meio de exames regulares, adoção de hábitos saudáveis e tratamento adequado de problemas oculares.

De acordo com dados e pesquisas obtidos pela OMS, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual que, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Separamos abaixo as principais dicas dos especialistas para cuidar diariamente da saúde dos olhos, incluindo o hábito no dia a dia para uma visão sem problemas. Confira:

Faça exames oculares regulares:

Consulte um oftalmologista regularmente, mesmo que não esteja enfrentando problemas visuais aparentes, pois exames de rotina ajudam a detectar problemas oculares precocemente e a tomar medidas preventivas.

Proteja seus olhos da luz ultravioleta (UV):

Use óculos de sol de qualidade que bloqueiem 100% dos raios UVB e UVA sempre que estiver exposto à luz solar intensa. Isso ajuda a prevenir danos aos olhos causados pelos raios UV.

Use equipamentos de proteção adequados:

Ao praticar esportes ou realizar atividades que possam representar risco para os olhos, como trabalhos manuais, use óculos de proteção ou capacete com viseira, conforme necessário. Assim como na prática de esportes como natação.

Cuide da sua saúde geral:

Condições médicas como diabetes, pressão alta e colesterol alto podem afetar a saúde ocular. Mantenha uma dieta equilibrada, faça exercícios físicos regularmente e controle essas condições de saúde para prevenir problemas oculares relacionados.

Tenha uma alimentação saudável:

Alguns nutrientes são essenciais para a saúde ocular. Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, ômega-3, zinco e luteína. Exemplos incluem frutas cítricas, vegetais folhosos verdes, peixes, nozes e sementes.

Evite fumar:

O tabagismo está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, catarata e danos ao nervo óptico. Parar de fumar reduz esses riscos.

Use adequadamente os óculos de prescrição:

Se você usa óculos ou lentes de contato, é importante manter a prescrição atualizada e usar as lentes corretamente para evitar problemas de visão.

Mantenha uma boa higiene ocular:

Lave as mãos regularmente e evite tocar os olhos com as mãos sujas para reduzir o risco de infecções oculares. Se você usa lentes de contato, siga as orientações de higiene adequadas para o seu tipo de lente.

 

A saúde ocular é essencial para uma boa qualidade de vida, portanto, cuide bem dos seus olhos e faça exames regulares para garantir uma visão saudável. O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oftalmologia especializado e capacitado para o cuidado com seus olhos. Para mais informações acesse Centro de Oftalmologia – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br) ou ligue em nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia