Saúde Ocular

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da visão e prevenir a cegueira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou dia 10 de julho como Dia Mundial da Saúde Ocular. A data serve para reforçar a necessidade de ir frequentemente ao oftalmologista, além de trazer como alerta alguns detalhes essenciais no dia a dia.

Entre as dicas comentadas pela OMS temos hábitos saudáveis, utilizar óculos de sol e não fumar como tópicos principais. Os distúrbios mais comuns de refração causam distorção de imagem conhecidas como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Consumir através da alimentação, nutrientes como ômega 3, luteína e zinco, ajuda na manutenção do olho saudável. O mais interessante, é que esses compostos são facilmente encontrados em alimentos como ovos, feijão, couve e espinafre, que são de fácil acesso.

Outra dica importante dada pelos oftalmologistas, é sempre utilizar óculos escuros ao expor-se ao sol, pois em excesso ele pode causar danos ao cristalino, córnea e retina. Lembrando que para estar devidamente protegido, os óculos devem contar com proteção UVA e UVB comprovada. Cuidado com itens de origem e fabricação duvidosa.

A síndrome do olho seco tem sido mais comum nos últimos tempos, visto a frequente exposição a telas por horas seguidas. Para evitar este sintoma, os médicos indicam fazer pausas frequentes, piscar bem os olhos e caso necessário, administrar colírios indicados. Este processo ajuda na produção de lágrimas para permitir a correta lubrificação dos olhos.

Por último não menos importante, é essencial que o oftalmologista seja consultado frequentemente. Ele fará exames preventivos para manter a saúde ocular sempre em ordem, adequando o cuidado específico para os seus olhos. O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oftalmologista de última geral, que atende adultos e crianças e realiza todos os tipos de exames.

Para mais informações, acesse hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/ e esteja sempre atento as redes sociais, onde postaremos dicas e cuidados com a saúde. Caso queira marcar consultas e exames, entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11)2799-3230.

Este conteúdo contou com a avaliação da Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189), Oftalmologista do Hospital Santa Virgínia