Com tema desafios e práticas na administração de soluções intravenosa, o HSV conta com profissionais e especialistas no evento

 

Com cronograma enriquecedor, profissionais e especialistas, público interno e externo da área da saúde, o Hospital Santa Virgínia realizou nesta sexta feira, 12 de abril, o 1° Simpósio com foco em Terapia Intravenosa. O evento contou com temas pertinentes e inovadores do que há de mais moderno em informação com objetivo de capacitar os profissionais na rotina diária com o paciente.

A primeira palestra, falou sobre os Aspectos Éticos e Legais na Terapia Infusional e foi apresentada pelo Dr. Syro Maiuri, da Vivest, que é Médico Legal e Perito formado pela USP. Esse tema abordou os princípios éticos que os profissionais de saúde devem seguir ao administrar terapias infusionais, como respeito à autonomia do paciente.

Num segundo momento, o tema Tipos de Cateteres e suas Indicações discutiu os diferentes tipos de cateteres utilizados na terapia intravenosa, como cateteres periféricos, centrais e de acesso implantável, bem como suas indicações específicas para cada situação clínica. O bate papo foi conduzido pela Bruna Clemente, Enfermeira representante da 3M.

A atuação do enfermeiro na definição de estratégias para escolhas de dispositivo intravenoso foi o assunto da terceira palestra, ministrada pelo Enf° Sergio Viebig, Coordenador de educação da iCare Group. Especialista em emergência, Sergio destacou o papel do enfermeiro na avaliação do paciente e na seleção do dispositivo intravenoso mais apropriado para cada situação, incluindo considerações sobre a condição vascular do paciente.

O Dr. Fábio Lopes, médico intensivista do Hospital Santa Virgínia conversou com os participantes sobre Infecção Primária de Corrente Sanguínea. Este tema trouxe como pauta à infecção que ocorre devido à introdução de microrganismos na corrente sanguínea através de um cateter ou outro dispositivo intravenoso.

Além das palestras, ao longo do dia os profissionais puderam se inscrever no WorkShop de Hipodermóclise, que se trata de uma técnica de administração de fluidos e medicamentos por via subcutânea. Nesse workshop, os participantes aprendem sobre os princípios da técnica, sua indicação clínica, procedimentos de administração e cuidados associados. O momento foi conduzido pela Enfermeira Fernanda Alves, do IEP São Cristóvão.

Outro tema muito importante foi discutido pela Karina Parra, enfermeira com especialização em Controle de Infecção Hospitalar e Gestão em Saúde e Consultora de Desenvolvimento de Negócios na BD. Com o tema Cuidados e Estratégias de Prevenção das Principais Complicações na Terapia Intravenosa, ela abordou as medidas de precaução que os profissionais de saúde devem adotar para prevenir complicações comuns associadas à terapia intravenosa, como infecções, flebite, trombose venosa e extravasamento de medicamentos.

Finalizando o evento a Cirúrgica Fernandes trouxe o tema Manejo de Dispositivo Intravenoso na Segurança do Paciente, com o objetivo de enfatizar a importância do manejo adequado do dispositivo intravenoso para garantir a segurança do paciente. O bate papo foi conduzido pela Daniela Rosas de Souza Guedes, especialista em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde, e em Saúde Pública e PSF para Enfermeiros.

O Hospital Santa Virgínia agradece todos os participantes, fornecedores, patrocinadores e empresas que apoiaram e abraçaram este evento tão importante para a assistência e para a Instituição como um todo. Sabemos que o conhecimento, a informação e se adequar as inovações do mercado faz toda diferença para o cuidado centrado e humanizado no paciente.