Conheça mais a doença que traz o Março Azul-Marinho como pauta

 

O câncer colorretal é uma das formas mais comuns de câncer, afetando milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Este tipo da doença geralmente se desenvolve a partir de crescimentos anormais no revestimento do cólon ou do reto, chamados de pólipos. Embora nem todos os pólipos se tornem cancerosos, alguns podem progredir ao longo do tempo e se transformar em câncer.

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer colorretal, incluindo:

  • Idade avançada: A maioria dos casos de câncer colorretal ocorre em pessoas com mais de 50 anos.
  • História familiar: Ter parentes de primeiro grau com câncer colorretal aumenta o risco.
  • Dieta rica em gordura e pobre em fibras: Uma alimentação desequilibrada pode contribuir para o desenvolvimento da doença.
  • Sedentarismo: A falta de atividade física regular também está associada a um maior risco.
  • Consumo excessivo de álcool e tabaco: Esses hábitos aumentam a probabilidade de câncer colorretal.

 

O tratamento do câncer colorretal depende de vários fatores, incluindo o estágio da doença, a localização do tumor e a saúde geral do paciente. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia-alvo.

O tratamento ideal é determinado em consulta com uma equipe médica especializada, levando em consideração o estado de saúde do paciente e suas preferências individuais.

Embora nem todos os casos de câncer colorretal possam ser prevenidos, adotar um estilo de vida saudável e participar de exames de rastreamento regulares pode reduzir significativamente o risco. Algumas medidas preventivas incluem:

  • Dieta balanceada: Consumir uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a manter o cólon saudável.
  • Exercício físico regular: Fazer atividades físicas regularmente pode reduzir o risco de câncer colorretal.
  • Limitar o consumo de álcool e tabaco: Reduzir ou evitar o consumo de álcool e tabaco pode diminuir o risco de desenvolver câncer colorretal.
  • Rastreamento regular: Exames de rastreamento, como colonoscopia e testes de fezes, que podem ajudar a detectar precocemente quaisquer sinais de câncer colorretal, permitindo um tratamento mais eficaz.

O câncer colorretal é uma condição séria, mas compreender suas causas, opções de tratamento e medidas preventivas pode ajudar a enfrentá-lo com mais confiança. O Hospital Santa Virgínia conta com equipe multidisciplinar para o tratamento dessas e de outras doenças. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento através do (11)2799-3100.