Causa desconhecida e perda de memória, marcam a dificuldade dos pacientes

 

A doença de Alzheimer decorre de uma degeneração cerebral que induz um quadro de demência. A demência se caracteriza por perda de memória, dificuldade de raciocínio, problemas de linguagem e mudanças de comportamento.

A causa da doença de Alzheimer é desconhecida, mas o cérebro destes pacientes desenvolve acúmulo anormal de certas proteínas.

Em geral os sintomas se iniciam após os 60 anos de idade. Embora o idoso normal às vezes esqueça nomes e compromissos, na doença de Alzheimer a perda de memória para eventos recentes interfere na sua vida cotidiana. Associadamente, o paciente pode ter dificuldade de planejar e executar tarefas e/ou perda da noção de espaço e de tempo, p.ex., não saber onde está ou como chegar a um lugar conhecido, ou qual a data atual.

Todo paciente com suspeita de doença de Alzheimer deve ser avaliado por um neurologista. Embora a doença não tenha cura, o tratamento precoce pode melhorar os sintomas e retardar sua evolução. Além disto, algumas doenças que simulam o Alzheimer são plenamente tratáveis.

O Hospital Santa Virgínia possui neurologistas preparados para conduzir casos de doença de Alzheimer no Centro Médico Ambulatorial. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Agendamento através do número (11) 2799-3100 ou acesse abaixo o Agendamento Online

 

Clique aqui e realize o seu Agendamento Online

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV