Lembrete sobre a importância do sono no mês de março

 

Quantidade de sono suficiente é essencial para a ótima saúde global e bom desempenho nas atividades do adia a dia. Cerca de 30% dos adultos americanos relatam dormir 6 horas ou menos ao dia. A qualidade do sono também é importante, pois mesmo dormindo muitas horas por noite é ainda possível sentir efeitos semelhantes aos da privação de sono.

Além, claro, da falta de oportunidade para dormir, a insônia é o mais importante fator que reduz a quantidade diária de horas de sono, enquanto a apneia obstrutiva do sono (se associa a ronco) e os despertares imperceptíveis podem comprometer a sua qualidade.

A quantidade necessária de sono vária de indivíduo a indivíduo e se altera com a idade. Uma maneira simples de se definir isto é determinar a quantidade de horas de sono que melhor se associam a um pleno funcionamento durante a vigília.

Quantidade de sono insuficiente compromete a atenção e induz erros na realização de tarefas; compromete o humor e a capacidade de julgamento; diminui a energia e a libido; se associa com obesidade, hipertensão e elevação dos níveis de glicose e colesterol no sangue; aumenta o risco de infarto do miocárdio; e reduz a imunidade.

O Hospital Santa Virgínia conta com pneumologistas, neurologista e otorrinolaringologistas proficientes no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono.

Continue acompanhando nossas redes sociais para mais conteúdos como esse, e não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares este cuidado essencial com o sono.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV