Saiba mais sobre doença e formas de prevenção

 

O câncer de colo de útero é uma condição que afeta a região do colo uterino, geralmente causada pela infecção persistente por certos tipos de vírus chamados de papilomavírus humano (HPV). Os sintomas podem incluir sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual, corrimento vaginal com odor forte e dor pélvica.

A prevenção do câncer de colo de útero envolve várias estratégias, como a Vacinação contra o HPV, que são altamente eficazes na prevenção da infecção por certos tipos de HPV que podem levar ao câncer de colo de útero e a realização exames de rastreamento como o Papanicolau, que é essencial para identificar precocemente alterações que possam indicar a presença do câncer ou pré-câncer.

Além disso, manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regulares, usar de preservativos não previne completamente o HPV, mas o uso durante o sexo pode reduzir o risco de infecção. Também é recomendado evitar tabagismo e fazer exames ginecológicos regulares para que caso necessário qualquer tratamento seja realizado precocemente.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oncologia capacitado para o atendimento deste e de outros tipos de câncer, com objetivo de oferecer ao paciente o diagnóstico e tratamento adequado. Para mais informações, acesse hsv.org.br ou entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Dácio Quadros (CRM 147139), médico oncologista da Hemomed no Hospital Santa Virgínia