Um lembrete importante para cuidarmos da nossa saúde renal

 

Hoje, 14 de março, é o Dia Mundial do Rim, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a importância da saúde deste órgão fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

Os rins realizam a filtração do sangue, regulam a pressão arterial e produzem hormônios vitais para a saúde. Anemia, baixos níveis de cálcio no sangue e osteoporose podem ser manifestações de doenças renais.

No mundo, uma em cada dez pessoas apresenta doença crônica dos rins. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, fatores como estilo de vida sedentário, dieta inadequada, obesidade, hipertensão e diabetes podem aumentar o risco de desenvolver doenças renais.

Aqui estão algumas dicas importantes para cuidar da saúde renal:

  1. Mantenha-se hidratado: Beba bastante água ao longo do dia para garantir uma boa hidratação e a adequada função dos rins.
  2. Adote uma dieta saudável: Reduza o consumo de sal, evite alimentos processados e opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
  3. Mantenha um peso saudável: Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças renais.
  4. Monitore sua pressão arterial: A pressão arterial elevada pode danificar os rins ao longo do tempo. Faça check-ups regulares e mantenha sua pressão arterial sob controle.
  5. Evite o tabagismo: Fumar pode prejudicar os rins e aumentar o risco de desenvolver doenças renais. Se você fuma, busque ajuda para parar.

Uma vez que na fase inicial da insuficiência renal crônica existe a possibilidade de retardar ou até mesmo impedir a progressão da doença, é muito importante realizar exames para avaliar a saúde renal, mesmo na ausência de sintomas. O Hospital Santa Virgínia conta com atendimento de Nefrologia, especialidade médica que cuida da saúde dos rins, no Centro Médico Ambulatorial. Para mais informações entre em contato através do (11) 2799-3100.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV