A dor de cabeça é muito comum em diversos pacientes que procuram auxílio médico, mas existem diversos tipos e intensidades variadas. Conhecida clinicamente pelo termo médico cefaleia, a dor pode interferir na qualidade de vida do paciente e por isso deve ser avaliada, principalmente em casos em que a manifestação dos sintomas ocorre de forma recorrente.

Dentre os principais tipos de cefaleia temos:

– Dor de cabeça por tensão: sem dúvidas o principal tipo de cafaleia, causada por estresse e tensão muscular. As queixas de dor são sentidas normalmente em ambos os lados da cabeça, ao redor dela ou na nuca. Muitas vezes traz uma sensação de aperto, como um capacete.

– Enxaqueca: a dor costuma ser latejante (ou pulsátil – como marteladas), e muitas vezes está acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, perda de apetite, sensibilidade à luz e barulho. A manifestação pode durar vários dias e a causa pode estar relacionada a genética ou desequilíbrio químico no cérebro.

– Dor de cabeça em salvas: As cefaleias em salvas apresentam início súbito e dor muito intensa, normalmente atrás dos olhos. Este é considerado o tipo mais grave, mas não é tão comum como as por tensão e a enxaqueca. As causas estão relacionadas ao consumo de álcool ou uso de tabaco, luz forte, calor e alimentos como carne ou bacon.

– Dor de cabeça por medicamentos: considerada monótona e constante, este tipo de dor de cabeça pode ocorrer na maioria dos dias e sua principal causa é o uso excessivo de analgésicos por pelo menos três meses. Ela também é conhecida como cefaleia de rebote.

– Dor de cabeça (na face) por sinusite: O nosso rosto possui uma rede de cavidades cheias de ar chamadas de seios da fase, localizadas na testa, nas maçãs do rosto e na cavidade do nariz. Este tipo de dor de cabeça é um dos sintomas da sinusite, que se trata de uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos.

Cada tipo de dor de cabeça tem uma conduta e tratamento diferente, que deve ser avaliado pelo médico para evitar o surgimento de outros sintomas e até mesmo descartar a probabilidade de outros danos à saúde. Caso apresente os sintomas de forma recorrente, busque orientação clínica de forma imediata, e evite automedicação constante.

O Hospital Santa Virgínia possui atendimento de Neurologia no Ambulatório. Para mais informações acesse hsv.org.br/servicos/#ambulatorio ou entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

Este conteúdo contou com a participação do Dr.Gustavo Amarante (CRM 170739-SP/RQE 87982), Médico Especialista Clínico do Hospital Santa Virgínia