Um alerta com a saúde da mulher

 

A endometriose afeta milhões de mulheres em todo o mundo, causando dor pélvica crônica, desconforto menstrual e, em alguns casos, dificuldade para engravidar. A campanha Março Amarelo busca educar as mulheres sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose, bem como promover a pesquisa e o suporte para aquelas que vivem com a doença.

A endometriose é uma condição em que o tecido de revestimento interno do útero, chamado endométrio, cresce fora deste órgão. Contudo, este endométrio ectópico continua a se comportar como se estivesse em seu local habitual, engrossando, se degradando e sangrando durante o ciclo menstrual, levando a inflamação, cicatrizes e aderências.

Os principais sintomas são:

  • Dor pélvica crônica, que pode ser intensa e persistente, especialmente durante a menstruação.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Dor ao urinar ou defecar, especialmente durante a menstruação.
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular.
  • Em alguns casos, infertilidade.

As causas exatas da endometriose ainda não são completamente compreendidas, e o tratamento é individualizado e depende da gravidade dos sintomas, da idade da paciente, dos planos reprodutivos e de outros fatores.

Alguns pacientes podem encontrar alívio dos sintomas através de terapias complementares, como acupuntura, fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e ajustes na dieta, e em alguns casos pode ser recomendado a cirurgia para remover tecido endometrial, aderências e cistos ovarianos.

O Hospital Santa Virgínia conta com ginecologista no Centro Médico Ambulatorial, cujo acompanhamento é necessário para todas as mulheres realizarem anualmente a manutenção da saúde. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento através do (11) 2799-2100.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV