Entenda mais sobre a patologia que cresce cerca de 2 milhões de caso por ano no Brasil
Conhecida por reumatologistas como síndrome da fibromialgia (FM), está doença ataca a musculatura do corpo e traz diversos incômodos. Considerada uma patologia comum, cada 10 pacientes diagnosticados com FM, de 7 a 9 são mulheres e normalmente seu surgimento acontece entre os 30 e 60 anos de idade, em ambos os sexos.
Ainda não se sabe ao certo, a causa da fibromialgia, mas estudos mais recentes apontam que seja uma maior sensibilidade a dor por esses pacientes, como se o sistema nervoso ativasse os sentidos para que qualquer estímulo doloroso seja ainda mais intenso. Além desse sintoma, os pacientes queixam-se muito de fadiga, sono não reparador, alteração de memória, depressão e ansiedade.
Além disso, alguns pacientes também apresentam alterações intestinais. Por isso, para identificar ao certo se a pessoa tem fibromialgia ou não, os médicos levam em consideração dois critérios: se a dor muscular em todo o corpo é persistente há mais de três meses; e se existe a presença de pontos dolorosos específicos na musculatura.
Por apresentar diagnóstico clínico, ou seja, não existir exames que comprovem a presença da fibromialgia, é muito importante que o paciente descreva exatamente os sintomas ao médico, que avaliará se trata de FM ou de outra patologia reumatológica. Apesar da doença não ser muito comum em jovens, também pode existir casos tanto em crianças e adolescentes como em idosos acima dos 60 anos.
O tratamento de fibromialgia é feito com medicamentos e outras orientações médicas, como a prática regular de alguma atividade física, preferencialmente aeróbica, como andar, nadar; ou fortalecimento muscular, hidroginástica e alongamento. O paciente deve respeitar os limites físicos causados pelos sintomas de fibromialgia.
Pode ser orientado também, a busca por ajuda psicológica, assim como profissionais de outras especialidades para acompanhamento completo e tratamento eficaz da doença. O Hospital Santa Virgínia preza por um atendimento humanizado e inovador desta e de outras patologias. Para mais informações, acesse https://hsv.org.br/servicos/.