Muito se fala sobre o câncer, seus sintomas e sobre seu tratamento complexo, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como a doença se manifesta, suas causas, tipos, sintomas e tratamentos, e por isso o Hospital Santa Virgínia organizou neste conteúdo diversas informações para esclarecer sobre esta doença que acomete anualmente cerca de 19 milhões de pessoas no mundo.
O câncer é o termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que tem em comum o crescimento desordenado das células. A ciência médica que estuda esta doença é denominada Oncologia. Apesar de existir diversos tipos, todos tem início devido ao crescimento e multiplicação anormal das células, essa doença também pode ser conhecida como neoplasia. Quando não tratado da maneira correta e precoce, o câncer pode ser de muito difícil controle e levar a desfechos desfavoráveis.
Para conscientizar a população mundial dos riscos desta doença, a União Internacional para o controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da saúde (OMS), determinou o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer. O objetivo também é educar as pessoas sobre o tema e influenciar governos e indivíduos a se mobilizarem para o controle da patologia.
Existem várias causas externas, ou seja, presentes no meio ambiente; e internas como condições imunológicas, fatores genéticos e hormonais que podem causar o câncer, portanto ele não tem uma causa única. Em média 90% dos casos estão associados a causas externas como os hábitos e estilo de vida, e as mudanças no meio ambiente provocadas pelo próprio ser humano.
O início do câncer se manifesta quando as células de algum órgão ou tecido começam a crescer de forma descontrolada, diferente do crescimento celular natural e normal. Isso ocorre, porque ao invés de morrer, as células cancerosas tendem a continuar a crescer, formando novas células anômalas.
Para facilitar o entendimento dos tipos de câncer, eles são agrupados em categorias amplas. Abaixo, seguem as principais divisões:
- Carcinomas – Seu início se dá na pele ou em tecidos que revestem ou cobrem órgãos internos.
- Sarcomas – Estes tipos começam no osso, cartilagem, gordura, músculo, em tecidos conjuntivos ou de suporte e em vasos sanguíneos.
- Leucemias – Já as leucemias começam no tecido que produz o sangue, como na medula óssea.
- Linfomas e Mielomas – Os linfomas se dão em células presentes no sistema imunológico.
- Cânceres do Sistema Nervoso Central – Aqui o câncer começa em tecidos do cérebro e da medula espinhal.
Cada tipo de câncer, e cada órgão que ele ataca, pode manifestar sintomas diferentes. Além disso, suas manifestações podem ser divergentes de acordo com sexo e idade que o tumor maligno aparece. Abaixo, listamos alguns dos principais sintomas que devem ser levados em consideração como sinais de alerta para o surgimento da doença, confira.
- Inchaços anormais ou caroços em regiões como pescoço, abdome, testículo e mama.
- Perda de disposição, energia e cansaço sem explicação.
- Dores continuas.
- Sangramentos anormais.
- Surgimento de hematomas frequentemente, sem registro de pancadas.
- Dores de cabeça repentinas frequentes.
- Vômitos sem outros sintomas, ou acompanhado de dor de cabeça.
- Febre que não melhora.
- Perda de apetite.
- Alteração na visão, alteração de peso e mudanças repentinas de comportamento.
- Surgimento de pintas novas e manchas na pele que mudam de tamanho, forma e cor.
O câncer também pode ser silencioso, e não apresentar nenhum destes sintomas, por isso é importante que exames de rotina sejam feitos com frequência, e que em caso de qualquer sensação anormal na saúde, o médico seja consultado. Esta é uma das formas da doença ser prevenida e até mesmo interrompida de forma mais tranquila.
Outras formas de evitar a doença, incluem hábitos como:
– Adotar uma alimentação saudável
– Praticar com frequência atividades físicas
– Manter o peso corporal adequado
– Vacinar-se contra hepatite B e doenças virais como HPV (meninas e meninos entre 9 e 14 anos)
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
– Não fumar
– Não se expor ao sol entre 10h e 16h sem proteção solar adequada
– Evitar o consumo de alimentos processados
– Entre outros
Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, o oncologista, médico responsável por esta ciência médica, recomendará a melhor maneira de tratar a doença. Em estágios iniciais, o câncer tem cura, e o paciente pode receber a boa notícia de ter vencido a patologia. Dentre os tratamentos da doença temos medidas como: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia alvo molecular e transplante de medula óssea.
Durante o ano, a Organização Mundial da Saúde faz diversas campanhas para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer. Por isso somos impactados com campanhas como outubro rosa, novembro azul, e muitas outras. O câncer é uma doença grave, mas tem cura, tratamento e formas de evitá-lo.
O Hospital Santa Virgínia possui um Centro de Oncologia completo, com equipe multidisciplinar para atender pacientes de todos os tipos de câncer, prezando por atendimento humanizado, inovador e eficaz durante todo o tratamento, na realização de consultas periódicas, terapias, e realização de diversos exames. Para mais informações acesse https://hsv.org.br/centro-de-oncologia/ ou ligue em nossa Central de Atendimento através do (11)2799-3230.
Este conteúdo contou com a participação do Dr. Bruno Santucci (CRM 121400), Oncologista Clínico do Hospital Santa Virgínia.