Muito se fala sobre o câncer, seus sintomas e sobre seu tratamento complexo, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como a doença se manifesta, suas causas, tipos, sintomas e tratamentos, e por isso o Hospital Santa Virgínia organizou neste conteúdo diversas informações para esclarecer sobre esta doença que acomete anualmente cerca de 19 milhões de pessoas no mundo.

O câncer é o termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que tem em comum o crescimento desordenado das células. A ciência médica que estuda esta doença é denominada Oncologia. Apesar de existir diversos tipos, todos tem início devido ao crescimento e multiplicação anormal das células, essa doença também pode ser conhecida como neoplasia. Quando não tratado da maneira correta e precoce, o câncer pode ser de muito difícil controle e levar a desfechos desfavoráveis.

Para conscientizar a população mundial dos riscos desta doença, a União Internacional para o controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da saúde (OMS), determinou o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer. O objetivo também é educar as pessoas sobre o tema e influenciar governos e indivíduos a se mobilizarem para o controle da patologia.

Existem várias causas externas, ou seja, presentes no meio ambiente; e internas como condições imunológicas, fatores genéticos e hormonais que podem causar o câncer, portanto ele não tem uma causa única. Em média 90% dos casos estão associados a causas externas como os hábitos e estilo de vida, e as mudanças no meio ambiente provocadas pelo próprio ser humano.

O início do câncer se manifesta quando as células de algum órgão ou tecido começam a crescer de forma descontrolada, diferente do crescimento celular natural e normal. Isso ocorre, porque ao invés de morrer, as células cancerosas tendem a continuar a crescer, formando novas células anômalas.

Para facilitar o entendimento dos tipos de câncer, eles são agrupados em categorias amplas. Abaixo, seguem as principais divisões:

  1. Carcinomas – Seu início se dá na pele ou em tecidos que revestem ou cobrem órgãos internos.
  2. Sarcomas – Estes tipos começam no osso, cartilagem, gordura, músculo, em tecidos conjuntivos ou de suporte e em vasos sanguíneos.
  3. Leucemias – Já as leucemias começam no tecido que produz o sangue, como na medula óssea.
  4. Linfomas e Mielomas – Os linfomas se dão em células presentes no sistema imunológico.
  5. Cânceres do Sistema Nervoso Central – Aqui o câncer começa em tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Cada tipo de câncer, e cada órgão que ele ataca, pode manifestar sintomas diferentes. Além disso, suas manifestações podem ser divergentes de acordo com sexo e idade que o tumor maligno aparece. Abaixo, listamos alguns dos principais sintomas que devem ser levados em consideração como sinais de alerta para o surgimento da doença, confira.

  1. Inchaços anormais ou caroços em regiões como pescoço, abdome, testículo e mama.
  2. Perda de disposição, energia e cansaço sem explicação.
  3. Dores continuas.
  4. Sangramentos anormais.
  5. Surgimento de hematomas frequentemente, sem registro de pancadas.
  6. Dores de cabeça repentinas frequentes.
  7. Vômitos sem outros sintomas, ou acompanhado de dor de cabeça.
  8. Febre que não melhora.
  9. Perda de apetite.
  10. Alteração na visão, alteração de peso e mudanças repentinas de comportamento.
  11. Surgimento de pintas novas e manchas na pele que mudam de tamanho, forma e cor.

O câncer também pode ser silencioso, e não apresentar nenhum destes sintomas, por isso é importante que exames de rotina sejam feitos com frequência, e que em caso de qualquer sensação anormal na saúde, o médico seja consultado.  Esta é uma das formas da doença ser prevenida e até mesmo interrompida de forma mais tranquila.

Outras formas de evitar a doença, incluem hábitos como:

– Adotar uma alimentação saudável

– Praticar com frequência atividades físicas

– Manter o peso corporal adequado

– Vacinar-se contra hepatite B e doenças virais como HPV (meninas e meninos entre 9 e 14 anos)

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

– Não fumar

– Não se expor ao sol entre 10h e 16h sem proteção solar adequada

– Evitar o consumo de alimentos processados

– Entre outros

Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, o oncologista, médico responsável por esta ciência médica, recomendará a melhor maneira de tratar a doença. Em estágios iniciais, o câncer tem cura, e o paciente pode receber a boa notícia de ter vencido a patologia. Dentre os tratamentos da doença temos medidas como: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia alvo molecular e transplante de medula óssea.

Durante o ano, a Organização Mundial da Saúde faz diversas campanhas para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer. Por isso somos impactados com campanhas como outubro rosa, novembro azul, e muitas outras. O câncer é uma doença grave, mas tem cura, tratamento e formas de evitá-lo.

O Hospital Santa Virgínia possui um Centro de Oncologia completo, com equipe multidisciplinar para atender pacientes de todos os tipos de câncer, prezando por atendimento humanizado, inovador e eficaz durante todo o tratamento, na realização de consultas periódicas, terapias, e realização de diversos exames. Para mais informações acesse  https://hsv.org.br/centro-de-oncologia/ ou ligue em nossa Central de Atendimento através do (11)2799-3230.

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Bruno Santucci (CRM 121400), Oncologista Clínico do Hospital Santa Virgínia.