Entenda melhor campanha de conscientização e cuidados essenciais com a saúde intestinal

 

Neste mês é comemorado o Maio Roxo, campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs). Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DII são classificadas principalmente pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa, doenças inflamatórias crônicas do trato digestório.

Estima-se que no mundo mais de 5 milhões de pessoas são afetadas por doenças inflamatórias intestinais. Por esse motivo, a adesão a campanhas como essa é fundamental. O objetivo do Maio Roxo é a conscientização sobre as doenças, para garantir que pacientes diagnosticados tenham qualidade de vida, além de alertar a população para a importância da prevenção destas patologias e do seu diagnóstico precoce.

As doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são um grupo de condições crônicas que afetam o sistema gastrointestinal, incluindo principalmente a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ambas são caracterizadas por inflamação crônica do trato gastrointestinal, o que pode levar a sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso e fadiga.

A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus, e pode causar sintomas como diarreia, dor abdominal, perda de peso e fadiga. Já a retocolite ulcerativa afeta o cólon e o reto, e pode causar sintomas semelhantes, além de sangramento retal.

As DII são consideradas doenças autoimunes, em que o sistema imunológico do corpo ataca e inflama o revestimento do trato gastrointestinal, mas a causa exata ainda é desconhecida. O tratamento das DII pode incluir imunossupressores e terapia biológica e para amenizar os sintomas os médicos indicam mudanças na dieta e no estilo de vida. O tratamento é individualizado para cada paciente e pode ser necessário um acompanhamento de longo prazo para manter a remissão dos sintomas.

Abaixo, listamos os principais cuidados essenciais com a saúde intestinal:

Alimentação equilibrada: Consumir uma dieta balanceada e rica em fibras pode ajudar a manter a saúde intestinal. Inclua alimentos como frutas, verduras, legumes e grãos integrais na sua dieta.

Hidratação: Beber bastante água é essencial para manter a hidratação do corpo, ajudando a manter as funções intestinais regulares.

Evitar alimentos processados e ricos em açúcar: Alimentos industrializados e ricos em açúcar podem afetar negativamente a saúde intestinal, causando inflamações e alterando o equilíbrio da microbiota intestinal.

Praticar atividades físicas: Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a função intestinal, pois estimulam o trato gastrointestinal.

Reduzir o estresse: O estresse crônico pode afetar negativamente a saúde intestinal, aumentando a inflamação e afetando o equilíbrio da microbiota intestinal. Praticar atividades que ajudem a reduzir o estresse, como meditação e yoga, pode ser benéfico.

Consultar um médico: Em caso de sintomas persistentes, é importante consultar um médico para avaliação e tratamento adequados.

Cada indivíduo tem necessidades e particularidades específicas, por isso é sempre importante buscar orientação médica para a elaboração de uma dieta e estilo de vida adequados para cada caso. O Hospital Santa Virgínia conta com Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Leandro Gonzales Ramos(CRM 104553), gastroenterologistado Hospital Santa Virgínia.