A covid-19 e o cenário pandêmico marcaram o mundo desde 2020, trazendo para realidade de todos um vírus que matou mais de 6 milhões de habitantes, e preocupou órgãos de saúde de todos os países. Além dos números da doença continuarem expressivos, diversos sintomas pós-covid têm alertado os médicos – são as sequelas.

A maioria das manifestações pós contato com o vírus foram observadas em casos mais graves e/ou em pacientes que já apresentavam doenças pulmonares ou nos rins. Mas as queixas têm sido caracterizadas por diferentes quadros, com sintomas como:

– Sensação de cansaço, fraqueza e mal-estar;

– Falta de ar (dificuldade para respirar);

– Perda temporária ou duradoura de paladar e olfato;

– Dores e/ou fraqueza musculares.

Alguns pacientes também apresentaram quadros de ansiedade e depressão, assim como o agravamento de algumas doenças preexistentes. De forma menos comum, também ocorreram manifestações com dor no peito, palpitação, tontura, trombose, queda de cabelo e apetite reduzido.

Caso os sintomas sejam persistentes e tenham se iniciado logo após contato com o vírus, é importante consultar o médico para que o um tratamento seja proposto a fim de recuperar as condições gerais de saúde. O Hospital Santa Virgínia atende clínica em geral no Ambulatório, para maior encaminhamento destes sintomas. Caso precise de mais informações, acesse https://hsv.org.br/servicos/#ambulatorio.

 

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Mauro Dirlando (CRM 75.704)