O mês de março traz na segunda quinta-feira do mês o Dia Mundial do Rim, com o objetivo de alertar a todos sobre a necessidade de cuidados com a saúde renal. Devido a várias doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tem havido um aumento do número de pacientes com doenças renais. O maior perigo é que doenças deste órgão, como a insuficiência renal, podem progredir silenciosamente até atingir fases avançadas.

A função dos rins vai muito além de remover as escórias do sangue através da urina. Ele é também um órgão endócrino que é responsável pela produção de muitas substâncias, como a vitamina D (que mantém os níveis de cálcio no sangue e a densidade dos ossos) e da eritropoetina (que é responsável pela produção de células vermelhas do sangue, evitando anemia). Eles participam também do controle da pressão artéria, sendo as doenças dos rins a principal causa de hipertensão secundária.

A diminuição da função renal pode ser adaptada pelo organismo, por isso é importante se atentar a sinais como:

– Alteração da cor da urina.

– Aumento do volume de urina.

– Oscilações na pressão arterial.

– Dor lombar.

– Inchaço nos olhos, tornozelos e pés.

– Sangue e/ou espuma na urina.

– Fraqueza e anemia.

Outros sintomas como dificuldade de concentração e falta de apetite junto com outros fatores também devem ser observados como sinais de alerta. Independente de sinais e sintomas, para ter certeza de que a função renal está em ordem são essenciais a realização de certos exames de sangue e de urina.

É importante detectar precocemente as alterações da função renal, pois o tratamento pode impedir a progressão e evitar a necessidade de hemodiálise. Entre as muitas medidas para evitar ou limitar a lesão aos rins, estão o tratamento intensivo de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool.

O Hospital Santa Virgínia oferece atendimento para os cuidados com a saúde renal, assim como realiza no Centro de Diagnósticos por Imagem os exames necessários para auxiliar no diagnóstico destas patologias. Para mais informações acesse https://hsv.org.br/servicos/#ambulatorio  ou ligue em nossa Central de Agendamento (011) 2799-3230.