Doença multifatorial que afeta grande parte da população, a obesidade preocupa médicos de todo mundo com sua crescente aceleração 

A obesidade é uma doença com base genética que se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal. Para ser determinado como obesidade, é preciso determinar o índice de massa corpórea (IMC), que é a divisão do peso pela altura ao quadrado. Se considera obesidade IMC acima de 30 kg/m2.

O que mais preocupa os médicos quando o assunto é obesidade é o alto número de doenças atreladas a ela, como problemas cardíacos, respiratórios, diabetes tipos II, colesterol alto e depressão. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou 04 de março como o Dia Mundial da Obesidade, com objetivo de conscientizar, informar e alertar a população de seus sintomas, tratamentos e formas de prevenção.

Em casos de obesidade associada a certas comorbidades ou obesidade mórbida, o médico pode encaminhar o paciente diretamente para cirurgia bariátrica. O tratamento também pode ser feito com uso de medicamentos de uso oral.

É possível prevenir a obesidade, através de cuidados no dia a dia logo e procurando auxílio profissional logo nos primeiros sinais de alerta. Sugere-se o acompanhamento interdisciplinar de médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

O Hospital Santa Virgínia conta com equipe multidisciplinar para o tratamento da obesidade no Centro de Obesidades e Diabetes. Para mais informações, acesse o site através do https://hsv.org.br/centro-de-obesidade-e-diabetes/ ou entre em contato com a Central de Agendamento no número (11) 2799-3230.

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Mauro Dirlando (CRM 75.704).