Conheça principais serviços

 

Os exames de imagem são procedimentos médicos que utilizam tecnologias avançadas para obter imagens detalhadas do interior do corpo humano. O Hospital Santa Virgínia conta com apoio técnico do a+ medicina diagnóstica do Grupo Fleury no Centro de Diagnóstico por Imagem, setor responsável pela realização dos exames.

Essas imagens são essenciais para auxiliar no diagnóstico, tratamento e monitoramento de várias condições médicas. Abaixo estão alguns dos principais exames de imagem utilizados na prática médica:

Radiografia (Raio-X):

A radiografia é um dos exames de imagem mais comuns. Ele utiliza radiação ionizante para produzir imagens bidimensionais dos ossos e de algumas estruturas internas, como os pulmões. As radiografias são frequentemente usadas para detectar fraturas ósseas, infecções pulmonares, tumores e outras condições.

Tomografia Computadorizada (TC):

A tomografia computadorizada é um exame que combina raios-X com computadores para criar imagens transversais detalhadas do corpo. Essas imagens são obtidas através de várias seções finas do corpo, permitindo uma visualização mais precisa das estruturas internas. A TC é amplamente utilizada para diagnosticar condições como câncer, doenças cardíacas, doenças pulmonares, acidentes vasculares cerebrais e lesões traumáticas.

Ressonância Magnética (RM):

A ressonância magnética utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para gerar imagens detalhadas dos tecidos moles do corpo. É especialmente útil para visualizar o cérebro, a medula espinhal, articulações, músculos, órgãos abdominais e pélvicos. A RM não utiliza radiação ionizante, o que a torna uma opção segura para muitos pacientes. Esse exame é frequentemente utilizado no diagnóstico de doenças neurológicas, cânceres, lesões nos tecidos moles e doenças cardiovasculares.

Ultrassonografia:

A ultrassonografia utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens em tempo real das estruturas internas do corpo. É frequentemente utilizada para examinar órgãos abdominais, como fígado, rins, vesícula biliar e útero. Também é amplamente utilizada durante a gravidez para monitorar o desenvolvimento do feto. A ultrassonografia é um exame seguro, não invasivo e indolor.

Medicina Nuclear:

A medicina nuclear do Hospital Santa Virgínia conta com apoio da UDDO Diagnósticos. O procedimento envolve a administração de uma pequena quantidade de material radioativo no corpo, que é detectado por câmeras especiais para criar imagens funcionais dos órgãos e tecidos.

Alguns dos exames de medicina nuclear incluem a cintilografia óssea, cintilografia cardíaca, cintilografia da tireoide e PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons). Esses exames são frequentemente usados para avaliar a função dos órgãos, detectar câncer, avaliar a extensão de uma doença e monitorar a resposta ao tratamento.

É importante ressaltar que esses são apenas alguns dos principais exames de imagem disponíveis, cada um com suas indicações específicas e tecnologias associadas.O Hospital Santa Virgínia conta com serviço completo de exames de imagem e laboratório no Centro de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas. Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.