Tumor maligno que se instala no intestino grosso e ou reto, o câncer colorretal já é o terceiro tumor maligno mais frequente entre os homens, e o segundo nas mulheres, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Com o objetivo de trazer a população está consciência, no mês de março a cor Azul-Marinho traz como tema a atenção ao câncer colorretal.

Considerada uma patologia silenciosa, o câncer colorretal causa sintomas apenas quando já avançado, e acomete principalmente indivíduos depois dos 50 anos de idade. Contudo, devemos ficar atentos para alguns sinais de alerta para esse tipo de tumor, como:

– Sangue nas fezes, com ou sem muco.

– Alteração do funcionamento intestinal.

– Diarréia crônica.

– Sintomas obstrutivos, sensação de esvaziamento incompleto.

– Cólicas e inchaço abdominal.

– Fadiga, perda de peso e anemia crônica.

O alto consumo de álcool e de carne vermelha além de dieta pobre em vegetais – sobretudo os ricos em fibras – são apontados por alguns estudos como fatores de risco para maior incidência da doença.

Sabe-se ainda quem além de uma dieta saudável, ou seja, rica em vegetais e frutas e pobre em embutidos, álcool e carne vermelha, a prática diária de exercícios físicos reduz a incidência dessa neoplasia.

As sociedades médicas preconizam ainda a realização de ao menos um colonoscopia, como estratégia de prevenção (screening) a partir dos 50 anos ou mesmo antes caso tenha se identificado na família algum caso em parentes de primeiro grau.

O tratamento da doença depende de diversos fatores como a a localização e extensão do tumor primário e se há extensão para outros órgãos. A partir destas informações, o paciente poderá ser submetido a um tratamento multidisciplinar, que pode contar com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Câncer colorretal tem cura! O fator determinante para isto é justamente o diagnóstico precoce da doença.

O Centro de Oncologia do Hospital Santa Virgínia possui infraestrutura de alta tecnologia e profissionais capacitados para realização de diagnósticos e tratamentos do câncer colorretal, além da realização de todos os exames preventivos que devem ser feitos anualmente. Para mais informações acesse https://hsv.org.br/centro-de-oncologia/ ou ligue em nossa Central de Agendamento (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Bruno Santucci (CRM 121400), Oncologista Clínico do Hospital Santa Virgínia.