A catarata é uma doença que se caracteriza pela opacificação do cristalino, a lente dos olhos. Quando não tratada, pode levar o paciente à cegueira, mas o quadro pode ser revertido através de procedimento cirúrgico indolor, rápido e seguro.  

Considerada uma manifestação comum, principalmente com o passar dos anos.  

 

Existem três tipos de catarata: a congênita, presente ao nascimento; a secundária, que pode surgir devido a fatores oculares como tumores, glaucoma e descolamento de retina, ou também sistémicos como em casos de diabetes mellitus; e por último, a catarata senil.

 

Este último caso é responsável por 85% das manifestações da doença, e está relacionado a idade do paciente por consequências de alterações bioquímicas. A maior incidência é em pessoas acima de 50 anos.

 

Dentre os sintomas, também se observa:

– Visão dupla, turva e/ou embaçada

– Sensibilidade à luz

– Mudança frequente no grau dos óculos

– Alteração na percepção das cores

 

O diagnóstico é feito somente pelo oftalmologista através de exame específico que analisa a estrutura interna do olho.

O único tratamento para catarata é a cirurgia, que consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial chamada lente intraocular (LIO). Atualmente podemos além de fazer a simples substituição do cristalino, também corrigirmos o grau para longe e perto. Em poucos dias, já é possível enxergar normalmente.

O Hospital Santa Virgínia conta com equipado Centro de Oftalmologia capaz de realizar diversos exames para diagnósticos de tratamento e prevenção de doenças oculares. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/ ou ligue (11) 2799-3230.

Este conteúdo contou com a participação do Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189)