Com início assintomático, oftalmologistas alertam a importância de consulta constante para prevenção de doenças oculares

 

O Glaucoma é uma doença que afeta os olhos causada principalmente por elevação da pressão intraocular. De início assintomático, a sensação de perda da visão só ocorre em fases mais avançadas, onde pode ocorrer o comprometimento da visão periférica.

Apesar dos principais fatores de risco serem hereditariedade e diabetes, traumas oculares também pode ser a causa do glaucoma. Por isso, os médicos recomendam consultas regulares ao especialista, principalmente após os 35 anos. Caso o paciente apresente casos na família, ou elevado grau de comprometimento da visão, os cuidados devem ser iniciados antes.

Existem diversos tipos de glaucoma, sendo que o crônico ou de ângulo aberto, como é chamado, representa cerca de 80% dos casos. Neste tipo da doença, a causa apresenta uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara ocular que impede a saída do humor aquosos, aumentando assim a pressão do olho.

Já nos casos de glaucoma de ângulo fechado, o aumento desta pressão é súbito. Existe também o glaucoma congênito, que acomete recém-nascidos e é considerada uma manifestação rara da doença. Os oftalmologistas também alertam sobre o glaucoma secundário, quando se dá decorrente a doenças como diabetes, cataratas entre outras.

O glaucoma tem tratamento. Inicialmente, a patologia é tratada com uso de colírios ou até mesmo através de medicação oral. O tipo mais comum da doença – o glaucoma de ângulo aberto – exige o uso constante de colírio, durante toda a vida, e o tratamento inadequado pode levar a cegueira, visto que o glaucoma crônico não tem cura.

O médico também pode encaminhar o paciente para cirurgia ou raio laser, e recomendar constante visita ao oftalmologista para manter o cuidado e tratamento de forma constante. O Hospital Santa Virgínia, atende no Centro de Oftalmologia, essa e diversas outras doenças oculares. Para mais informações acesse https://hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/ .

 

Este conteúdo contou com a participação do Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189)