A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo do paciente elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade.
É importante ressaltar que, mesmo com os avanços disponíveis, o tratamento não consegue ter eficácia para todos os pacientes. Mas quando o sistema imunológico responde, o efeito pode ser significativo e duradouro, em função da memória imunológica que o sistema passa a ter contra o tumor.
Dentre as vantagens da Imunoterapia, temos:
– Taxa de sobrevida a longo prazo melhorada;
– Alta precisão, especificidade e direcionamento do tratamento
– maior espectro de indicações, significando que pode ser utilizado para vários tipos de tumores;
– Tratamento persistente e abrangente, restaura e melhora a função imunológica, identifica e elimina as células tumorais;
– Melhora a sobrevida livre de recidiva ou progressão de doença
– Eficácia por longo período de tempo;
– Menores efeitos adversos;
– Melhor tolerância ao tratamento
Nos últimos anos a imunoterapia tem sido indicada como tratamento de primeira linha para alguns tipos de neoplasias por ser eficaz e não apenas uma alternativa a outras opções terapêuticas. Os médicos acreditam que em suas diferentes modalidades, tem perspectiva futura de se tornar um tratamento cada vez mais universal visando uma melhor eficácia e redução de reações adversas.
O Centro de Oncologia do Hospital Santa Virgínia conta com profissionais especializados para ajudar o paciente no combate à doença com esse E outros métodos de tratamento. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-oncologia/ ou ligue em nossa Central de Agendamento no número (11) 2799-3230.
As informações contidas neste texto foram retiradas do portal da Academia Nacional de Medicina
Este conteúdo foi aprovado pela Dra. Simone Quaglia, oncologista do Hospital Santa Virgínia