A maior causa de morte no Brasil e no mundo são as doenças cardiovasculares, que é o termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Para combater a doença existem diversos tipos de tratamento, e um deles é a cirurgia cardíaca.

A cirurgia cardíaca é um procedimento médico que tem por finalidade tratar lesões, deformidades e doenças que afetam o sistema circulatório e o coração. Elas podem ser menos ou mais invasivas, dependendo da necessidade do paciente para manter o bom funcionamento do corpo, visto que o coração é um órgão vital.

Normalmente, o paciente é encaminhado para cirurgia cardíaca pelo cardiologista ou pelo angiologista, tendo em vista as condições de saúde que ele apresenta. O procedimento exige uma rotina pré-operatória que engloba avaliação clínica, exames como de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma entre outros.

Assim como toda e qualquer cirurgia, a cardíaca pode apresentar alguns riscos, por isso o médico sempre vai alertar pacientes e familiares sobre os riscos e benefícios existentes, esclarecendo as dúvidas e apontando temas como as complicações e os cuidados necessários antes e depois da intervenção.

Sintomas como cansaço extremo, palpitação, inchaço, formigamento, dor, vermelhidão nas pernas, dificuldade na realização de atividades simples como caminhar, pode indicar que a saúde cardiovascular está comprometida. Mediante sintomas, procure um cardiologista para investigação das manifestações e tratamento específico.

O Centro de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do Hospital Santa Virgínia é capacitado para o atendimento de diversas doenças cardíacas, realização de procedimentos como cateterismo e hemodinâmica, de exames específicos para saúde do coração como eletro e ecocardiograma e muito mais. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-cardiologia ou ligue em nossa Central de Agendamento (11)2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Renato Bauab (CRM 70127), médico cardiologista do Hospital Santa Virgínia