De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer é o termo dado para abranger mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. A doença acomete milhares de pessoas todos os anos no Brasil e no mundo, e felizmente temos tido grandes avanços no tratamento dessa doença, inclusive conseguindo curar muitas dessas doenças ou ao menos controlá-las em longo prazo.

Os vários tipos de câncer são classificados de acordo com a localização primária do tumor, tendo em vista que o câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

O INCA disponibilizou os dados estatísticos da doença em Novembro de 2022. Para obter maior precisão nos resultados, é utilizada a incidência, a morbidade hospitalar (incidência relativa de uma doença) e a mortalidade (atributo ou condição de qualquer coisa que produza, provoque a morte) são medidas de controle para a vigilância epidemiológica. Além disso, o número de novos casos é dividido entre homem e mulher.

 

Confira abaixo:

Homens, 2022 – Novos casos

Fonte: INCA

 

Mulheres, 2022 – Novos casos

Fonte: INCA

Segundo os dados atualizados da doença, os cânceres mais comuns no Brasil são próstata em homens e mama em mulheres, correspondendo 30% dos casos dos Registros de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS).

Vamos entender melhor os sintomas e incidências de cada um deles.

 

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e tem como função a produção de parte do sêmen.

Os principais sintomas da doença são:

  • Dificuldade para urinar
  • Micção frequente
  • Diminuição da força de micção
  • Dificuldade em iniciar ou parar o jato de urina
  • Sangue no sêmen
  • Dor ou desconforto na região pélvica
  • Dor no osso

Câncer de próstata tem cura! Quanto antes é descoberto, mais chances do tratamento eficaz para o paciente. Para monitorar os riscos da doença, é recomendado que o homem faça exames periódicos, principalmente quando já há casos do tipo da doença na família.

 

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.

Os principais sintomas da doença são:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Por isso, os médicos recomendam que além do exame de mamografia com a frequência correta, as mulheres realizem o autoexame em casa de frente ao espelho. Câncer de mama tem tratamento e cura!

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oncologia capacitado para avaliação e tratamento desses e de diversos tipos de cânceres. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-oncologia/.

 

Os dados deste texto foram retirados do site oficial do governo do Brasil www.gov.br/inca/

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Bruno Santucci (CMR 121400), médico oncologista do Hospital Santa Virgínia