A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células imaturas na medula óssea, local de fabricação das células sanguíneas.

A multiplicação dessas células anômalascompromete a produção das células normais,levandoà alteração dos glóbulos vermelhos,brancos e das plaquetas.

Existem alguns tipos de leucemias e sua classificação está relacionada à rapidez de sua evolução- crônicas de instalação mais lenta e agudas com rápida evolução.

Os quatro principaistipos são:

  • leucemia mieloide aguda (LMA)
  • leucemia mieloide crônica (LMC)
  • leucemia linfocítica aguda (LLA)
  • leucemia linfocítica crônica (LLC).

As leucemias não são contagiosas ou hereditárias e, na maioria dos casos, sua origem é desconhecida. Um fator que pode estar associados ao seu desenvolvimentoé a exposição a radiações e produtos tóxicos.

É importante ressaltar que anemia não leva à leucemia. As anemias ocorrem por diversascausas mas não evoluem para leucemia.

Os sintomas relacionados à leucemia são em decorrência da diminuição dos glóbulos vermelhos, que ocasiona anemia que pode se manifestar com cansaço, falta de ar, palpitação, dor de cabeça e aumento de sono.

Já a redução dos glóbulos brancos provoca no paciente alterações na imunidade, deixando o organismo mais sujeito a infecções muitas vezes graves ou recorrentes. A diminuição das plaquetas pode ocasionar sangramentos, sendo mais comuns nas gengivas, nariz e manchas roxas (hematomas) e/ou pontos roxos/vermelhos (petéquias) na pele.

O diagnóstico precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e possibilitar maior chance de tratamento. Por isso, é bom ficar atento a sinais como:

  • Palidez, cansaço e febre.
  • Aumento de gânglios.
  • Infecções persistentes ou recorrentes.
  • Hematomas, petéquias e sangramentos inexplicados.
  • Aumento do baço e do fígado.

 

O tratamento da Leucemia tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Nas leucemias agudas, o processo de tratamento envolve quimioterapia e em alguns casos é indicado o transplante de medula óssea.

Com objetivo de reforçar a importância no diagnóstico precoce para combater a doença, o Ministério da Saúde traz a campanha Fevereiro Laranja como mês de conscientização e enfrentamento da leucemia. No Brasil, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos da doença estimados entre 2020 e 2022 é de 5.920 casos em homens e de 4.890 em mulheres.

Leucemia tem tratamento e cura. O médico que faz o diagnóstico e trata essa doença é o hematologista.

O Hospital Santa Virgínia apoia esta campanha!

Para mais informações sobre este e outros tipos de câncer, continue nos acompanhando nas redes sociais e acesse hsv.org.br/centro-de-oncologia/. Em caso de dúvidas, agende sua consulta.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Daniela Dias (CMR 105000), médica hematologista do Hospital Santa Virgínia