A vida de atleta e sua rotina requerem hábitos diferentes para manter a performance e os bons resultados durante a prática esportiva, seja ela qual for. Para evitar danos à saúde, é muito importante estar sempre com exames de rotina em dia e realizar consultas regulares, tendo assim a certeza da entrega de bom desempenho de modo seguro.

Para este cuidado essencial, os médicos realizam uma anamnese, onde é avaliado o histórico completo do atleta, inclusive possíveis antecedentes familiares de cardiopatas e outras patologias, que necessitem de investigação. Durante o exame físico são avaliados principalmente os aparelhos cardiorrespiratório e osteomuscular em busca de afecções que necessitem de cuidados e orientações prévios.

Alguns exames simples de laboratório também são importantes para avaliar a saúde do atleta e identificar condições tratáveis, como por exemplo:

Hemograma:  é um exame que avalia as células sanguíneas. Ele reflete o funcionamento da medula óssea. A anemia (redução da quantidade de células vermelhas do sangue) pode ser um fator de baixo desempenho esportivo.

Perfil lipídico: dosa os níveis dos diferentes tipos de colesterol no sangue. Elevação do colesterol LDL aumenta a chance de deposição de colesterol na parede das artérias, o que pode resultar em infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Glicemia: avaliar o nível de glicose no sangue, que está elevado nos casos de diabetes.

Dosagem de ferro e ferritina: entre outras coisas, níveis baixos de ferro e ferritina podem decorrer desde ingestão alimentar deficiente em ferro até perda de sangue imperceptível pelo intestino. Induzem anemia. Níveis elevados indicam excesso de ferro, mais comumente decorrente de uma doença silenciosa no início chamada de hemocromatose, que pode comprometer a função do coração, do fígado e causar dores articulares.

Relação cortisol/testosterona: a relação entre os níveis destes dois hormônios modula a hipertrofia e o ganho de força em resposta ao treinamento.

Função renal: eliminação de substâncias nocivas do sangue é somente uma das funções dos rins. Estes órgãos são importantes na produção de células vermelhas do sangue, na regulação da pressão arterial, na produção de hormônios, controle dos níveis de cálcio e formação e manutenção dos ossos.

O teste ergométrico tem como função avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular e a capacidade de esforço físico do atleta, verificando sua evolução mediante a preparação física. Já o ecocardiograma, é indicado para avaliação de adaptação funcional cardiológica mediante ao treino.

O Hospital Santa Virgínia possui um Programa de Check Up e um Centro de Ortopedia e Trauma preparados para ajudar os atletas a manter consultas e exames em dia, garantindo uma prática esportiva segura e prazerosa. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV