Uma das rotinas mais comuns no hospital é a prescrição de medicamentos ao paciente ali mesmo, enquanto passa em uma consulta de emergência, quando precisa ficar internado e até mesmo em procedimentos pré e pós-cirúrgicos. Os medicamentos são prescritos pelos médicos de acordo com a necessidade de cada paciente para seu tratamento.

Baseada nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, temos como Meta 3, a Segurança na Prescrição e Administração de Medicamentos, com o objetivo de assegurar este processo e oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes.

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.

Os passos fundamentais para este cuidado são:

Passo 1 – Avaliação da prescrição médica

Passo 2 – Reconciliação medicamentosa

Passo 3 – Intervenção farmacêutica

Passo 4 – Orientação ao paciente

O papel do farmacêutico é fundamental como membro ativo da equipe multiprofissional, mantendo o foco na segurança do paciente e provendo informações seguras e atualizadas sobre todos os aspectos relacionados ao uso de medicamentos, de forma a contribuir com segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos na instituição.

O Hospital Santa Virgínia orienta todos os colaboradores a praticarem esta e todas as outras metas de segurança para um cuidado centrado e humanizado no paciente. Você pode conferir o material completo sobre as metas em hsv.org.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-seguranca-do-paciente/.

Este conteúdo foi avaliado pela Andreza da Silva Andrade (CRF SP 76.711), farmacêutica e coordenadora de suprimentos do Hospital Santa Virgínia