A dor na coluna é muito comum, mas não podemos considerá-la normal; principalmente quando não melhora por semanas ou meses. Os sintomas podem estar associados a diferentes patologias, e cada uma delas requer um tipo de tratamento específico.

As causas vão desde maus hábitos, como má postura e esforços repetitivos, até mesmo problemas mais graves como fraturas, hérnia de disco e tumores.

Abaixo um breve comentário sobre as causas frequentes de dor na coluna:

– Desequilíbrio pélvico: a pelve tem como função proporcionar ao corpo equilíbrio postural ligando o tronco aos membros inferiores. Este desequilíbrio pode induzir fraqueza muscular, instabilidade, e afetar a coluna causando dores.

– Sedentarismo: a falta de atividades físicas aumenta o risco do desenvolvimento de dor na coluna, devido ao enfraquecimento das musculaturas abdominal, pélvica e das costas. Quem é sedentário muitas vezes desenvolve dor na região lombar.

– Obesidade: o excesso de peso pode gerar grandes dores na coluna, decorrente da sobrecarga nas vértebras causando ainda degeneração dos discos intervertebrais.

– Postura: a postura correta é responsável pelo equilíbrio ideal entre os ossos e os músculos. Quando isso não acontece pode ocorrer dores na coluna. Os médicos recomendam prestar muita atenção na forma de sentar para trabalhar, na curvatura do corpo ao caminhar e até mesmo na forma de deitar para dormir para evitar essas manifestações.

– Doenças que podem requerer tratamento cirúrgico: a hérnia de disco se deve ao deslocamento do disco situado entre 2 vértebras da sua posição normal. Isto pode causar compressão de nervos e até da própria coluna vertebral. As fraturas de coluna são comuns em idosos com osteoporose. As alterações da curvatura fisiológica da coluna, quando muito acentuadas, também podem necessitar de tratamento cirúrgico. Elas são de 3 tipos: escoliose (desvio lateral), cifose (redução da curvatura) e lordose (curvatura exagerada). Algumas vezes a dor decorre de doenças extremamente graves, como tumores malignos e infecções de ossos ou de discos intervertebrais. Todas estas patologias podem se manifestar como dores intensas e por períodos prolongados.

A dor na coluna não deve ser ignorada. Um especialista deve ser consultado de forma breve para identificar a causa da dor e orientar o tratamento mais adequado. O Hospital Santa Virgínia conta com um Centro de Ortopedia especializado e capacitado para atendimento desta e de outras manifestações de doenças ortopédicas como dores no joelho, ombros, braços e pernas. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-ortopedia/ ou ligue em nossa Central de Agendamento (11) 2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV