Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma  campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Ele foi escolhido, pois o mês traz consigo a marca cultural de recomeço e renovação, por se tratar do início de um novo ano e um novo ciclo.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. Temos ainda o conceito de saúde mental, afirmado pela Organização “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Este ano a campanha traz o tema “Cuidando da saúde mental de janeiro a janeiro”, visto a importância do cuidado durante todo o ano com este assunto delicado, mas cada mais necessário na sociedade como um todo, nas empresas, nos ciclos de amizade e dentro de casa. A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade.

Os números alarmantes de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões de pessoas, e tende a aumentar com o passar dos anos. Por isso, como forma de conscientização e com o objetivo principal de informar e alertar, a campanha mostra a saúde mental como foco. O psicólogo criador do Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, nos deixa 10 dicas para começarmos agora com este cuidado:

  1. Esteja mais presente.
  2. Viva a vida com respeito.
  3. Tenha mais diálogos.
  4. Invista em afeto.
  5. Cuide da sua saúde.
  6. Busque autoconhecimento.
  7. Dê-se mais tempo.
  8. Viva com mais sentido.
  9. Diga não a violências.
  10. Diga não a preconceito.

Além disso, é fundamental que cuidemos de forma individual de nossa saúde mental, sempre pedindo ajuda as pessoas mais próximas quando sentirmos que não está tudo bem. Os psicólogos e médicos afirmam que atitudes diárias podem ajudar neste ponto, como praticar atividades físicas, ter um sono de qualidade, um momento diário de relaxar, socializar e ter um tempo de lazer com os familiares e amigos.

O Hospital Santa Virgínia apoia essa campanha e acredita que o cuidado com a saúde mental é uma causa urgente e anual, por isso além dos pacientes, oferece atendimento psicológico para os colaboradores. Você pode acompanhar mais informações sobre o Janeiro Branco no site oficial janeirobranco.com.br/.

Este conteúdo foi avaliado pela Juliana Silveira, psicóloga do Hospital Santa Virgínia