O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Ele foi escolhido, pois o mês traz consigo a marca cultural de recomeço e renovação, por se tratar do início de um novo ano e um novo ciclo.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. Temos ainda o conceito de saúde mental, afirmado pela Organização “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.
Este ano a campanha traz o tema “Cuidando da saúde mental de janeiro a janeiro”, visto a importância do cuidado durante todo o ano com este assunto delicado, mas cada mais necessário na sociedade como um todo, nas empresas, nos ciclos de amizade e dentro de casa. A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade.
Os números alarmantes de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões de pessoas, e tende a aumentar com o passar dos anos. Por isso, como forma de conscientização e com o objetivo principal de informar e alertar, a campanha mostra a saúde mental como foco. O psicólogo criador do Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, nos deixa 10 dicas para começarmos agora com este cuidado:
- Esteja mais presente.
- Viva a vida com respeito.
- Tenha mais diálogos.
- Invista em afeto.
- Cuide da sua saúde.
- Busque autoconhecimento.
- Dê-se mais tempo.
- Viva com mais sentido.
- Diga não a violências.
- Diga não a preconceito.
Além disso, é fundamental que cuidemos de forma individual de nossa saúde mental, sempre pedindo ajuda as pessoas mais próximas quando sentirmos que não está tudo bem. Os psicólogos e médicos afirmam que atitudes diárias podem ajudar neste ponto, como praticar atividades físicas, ter um sono de qualidade, um momento diário de relaxar, socializar e ter um tempo de lazer com os familiares e amigos.
O Hospital Santa Virgínia apoia essa campanha e acredita que o cuidado com a saúde mental é uma causa urgente e anual, por isso além dos pacientes, oferece atendimento psicológico para os colaboradores. Você pode acompanhar mais informações sobre o Janeiro Branco no site oficial janeirobranco.com.br/.
Este conteúdo foi avaliado pela Juliana Silveira, psicóloga do Hospital Santa Virgínia