Dor no pé

O sintoma pode ser devido a condições que afetam o próprio pé, como fascite plantar, esporão do calcanhar, hálux valgo (joanete), metatarsalgia e tendinites. Entretanto, algumas doenças descompensadas podem estar por trás do problema, como diabetes, gota e artrite reumatoide.

Outra fonte de dor bastante comum é quando as forças que os pés devem suportar estão mal distribuídas. Isso acontece no uso constante de sapatos de salto alto, calçados inadequados nos treinos e alterações de pisada.

Algumas alterações são como sinais de alerta de que algo não vai bem no nosso corpo. Muitas vezes ignoramos esses sintomas, que podem ou não apontar algum problema mais sério.

Nesses casos, buscar auxílio profissional é importante. Procure ajuda de um médico especialista quando sentir:

– Sintomas recorrentes, como uma dor persistente

– Instabilidade ou falseio no tornozelo

– Alterações na forma dos pés ou dedos

– Sensações de agulhadas, queimação ou alteração de sensibilidade nos pés

– Dificuldade para realizar atividades e exercícios com os quais está habituado

Durante a consulta, o ortopedista correlaciona as queixas e sintomas do paciente com os locais do corpo que podem ser responsáveis pelo problema.

Uma das etapas mais importantes da avaliação é o exame físico. Por meio dele, são avaliados diversos parâmetros, como alterações na marcha, desalinhamentos ósseos, pontos dolorosos, incompetência de ligamentos, funcionamento de tendões e amplitude de movimento de articulações.

A região do pé e tornozelo possui anatomia complexa – são 52 ossos nos dois pés, além de inúmeros tendões, ligamentos e articulações! Dessa forma, é importante que a avaliação seja realizada pelo ortopedista especializado em pé e tornozelo.

O tipo de tratamento é variado e irá depender das causas do problema, da estrutura anatômica acometida e das características individuais de cada paciente:

– Mudanças e adaptações nos calçados

– Palmilhas e órteses

– Infiltrações

– Fisioterapia

– Exercícios específicos

– Correções cirúrgicas

 

Quanto mais preciso o diagnóstico, maior a chance de o tratamento ser eficaz.

Nenhuma dor sentida por muito tempo deve ser ignorada, quanto mais cedo buscar ajuda, menos invasivo e mais eficiente é o tratamento! É possível melhorar as dores que atrapalham seu cotidiano e assim aumentar a qualidade de vida. Não tolere mais conviver com dor, coloque sua saúde em primeiro lugar!

O Hospital Santa Virgínia conta com completo Centro de Ortopedia com especialistas de diversas áreas, par tratamento e diagnóstico de procedimentos no pé, tornozelo, joelho, quadril, ombro e coluna. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-ortopedia/.

Este artigo foi escrito pelo Dr. Felipe Serzedello (CRM 175829), ortopedista especialista em pé do Hospital Santa Virgínia.