Doenças Respiratórias de Inverno

O inverno já começou, e nessa estação do ano é comum o aumento de doenças respiratórias transmissíveis como resfriados e gripes. Estas viroses algumas vezes podem desencadear crises de asma e rinite, ou favorecer o desenvolvimento de infecções secundárias por bactérias como a sinusite e a pneumonia. Pensando nisso, trouxemos a você alguns cuidados fundamentais para evitar estas complicações típicas deste período.

Apesar de toda população estar sujeita a essas doenças, elas costuma ser mais graves em crianças e idosos por terem os sistemas imunes mais frágeis. Portanto, é necessário maior cuidado e atenção com pessoas nesta faixa etária.

A principal diferença clínica entre resfriados e gripes é a gravidade da doença. Ambas podem causar dor de cabeça, coriza, dor de garganta, tosse e mal estar. Mas na gripe estes sintomas são intensos e geralmente acompanhados de febre alta. Em geral estes sintomas duram até 7 dias. Ambas são tratadas com hidratação adequada, restrição a atividades físicas, descongestionantes e analgésicos, mas na gripe em pacientes com fatores de risco para complicações está indicado o uso de antivirais, que devem ser iniciados até 2 dias após o início do quadro.

Estas infecções virais ou a própria inalação ar mais gelado do inverno podem desencadear crises de rinite ou de asma em pessoas predispostas. Estas reações decorrem de inflação das mucosas respiratórias do nariz, no caso da rinite, ou dos brônquios, na asma. A rinite causa coriza e coceira no nariz e a asma chiado no peito, falta de ar e tosse. Ambas são tratadas com corticoide tópico ou sistêmico e, no caso da asma, com broncodilatadores. A presença de outros sintomas de resfriado ou de gripe indica que estas infecções foram o gatilho que desencadeou a reação alérgica.  Neste caso, deve ser adicionado também o tratamento citado acima para estas viroses.

Por fim, resfriados e gripes podem também induzir infecções bacterianas. Existem bactérias que normalmente habitam a superfície dos seios da face e dos brônquios. Contudo, a inflamação causada por estes vírus favorece a penetração destas bactérias, o que, dependendo da mucosa afetada, pode causar a sinusite ou a pneumonia. Somente nestes casos há indicação de uso de antibióticos.

Abaixo listamos alguns cuidados para prevenção ou para evitar complicações de gripes e resfriados:

  • Aumente a ingestão de água
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca
  • Evite tocar olhos, nariz e boca
  • Higienize as mãos e objetos com álcool em gel
  • Durma e coma bem para fortalecer o sistema imunológico
  • Procure assistência médica em casos de febre alta, sintomas compatíveis com gripe em crianças pequenas, idosos, grávidas ou portadores de doenças crônicas debilitantes, falta de ar ou duração sem melhora além de 7 dias

Caso você já tenha doenças respiratórias, fique atento para evitar complicações nesta época. Faça exames e consulte o pneumologista com frequência. Para mais informações acesse hsv.org.br/servicos/#ambulatorio ou ligue em nossa Central de Agendamento 11 2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75.704), médico do Hospital Santa Virgínia