Complicações causadas pela diabetes

A diabetes é uma doença crônica que tem como característica o aumento dos níveis de açúcar no sangue. A maior parte dos casos são assintomáticos, e, nos pacientes sintomáticos, as queixas mais frequentes são aumento da sede, sensação de boca seca, fadiga, perda de energia, alteração urinária, turvação visual entre outros. Apesar de não ter cura, a diabetes pode e deve ser controlada para evitar o aparecimento de complicações ou agravamento de outras doenças.

Assim que o diagnóstico é feito, os médicos recomendam mudanças de hábitos e estilo de vida para controle, como:

– Praticar atividades físicas regularmente

– Controle do peso

– Redução do consumo de doces e carboidratos simples (pão branco, arroz branco, massas por exemplo)

– Aumento do consumo de fibras   e alimentos integrais

– Redução da ingestão de bebidas alcoólicas

– Suspensão do tabagismo

 

Quando o controle dos níveis de açúcar não é realizado adequadamente, pode provocar disfunções em outras partes do corpo como olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos. Abaixo, listamos algumas complicações relacionadas a doença.

  1. Doenças Oculares

A quantidade excessiva de açúcar no sangue pode causar doenças oculares como retinopatia diabética e glaucoma. Todo paciente diabético deve consultar o oftalmologista anualmente independente de apresentar sintomas e antecipar essa avaliação caso apresente embaçamento da visão, dificuldade de enxergar de perto ou de longe, dor, entre outros.

  1. Nefropatia Diabética

A hiperglicemia pode alterar os vasos renais e levar a alteração na função do rim. Essa alteração pode ser progressiva em alguns casos levando a insuficiência renal e necessidade de hemodiálise ou diálise peritoneal. A detecção precoce dessa complicação é feita por meio do exame de urina, por isso é importante acompanhamento médico regular.

  1. Neuropatia Diabética

A hiperglicemia persistente pode também levar a disfunção nervosa. Quando os   nervos periféricos são afetados o paciente pode sentir desde formigamentos e dor em pés e mãos como também anestesia. Quando a inervação autonômica é acometida o paciente pode ter tonturas ao se levantar, palpitações e disfunção erétil por exemplo.

  1. Doenças cardiovasculares

Além das doenças relacionadas acima, a falta de controle da diabetes pode favorecer processos inflamatórios, que podem aumentar a chance de infarto e derrame principalmente   na presença de comorbidades como hipertensão arterial e dislipidemia.

O controle da diabetes é essencial para uma vida normal, mesmo tendo o diagnóstico da doença. Para isso, busque orientação médica, tenha hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada e prática regular de exercícios e mantenha os exames de rotina em dia.

No Hospital Santa Virgínia há atendimento com médico especialista em endocrinologia no Centro de Diabetes e Obesidade, e para mais informações você pode acessar hsv.org.br/centro-de-obesidade-e-diabetes/ ou ligar em nossa Central de Agendamento através do 11 2799-3230.