Afinal, o que faz um geriatra?

Geriatra é o médico que se especializou no cuidado da pessoa idosa, focando tanto na promoção a saúde e prevenção de doenças assim como no tratamento e a reabilitação do idoso.

O que este profissional trata?

O geriatra vai tratar de problemas comuns ao idoso como as quedas, a falta de equilíbrio, os problemas de memória, mas além disso, de condições que podem ser encontradas em todas as idades, como a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto e até mesmo a depressão.

Além disso, este profissional foca também na prevenção como havia falado, orientando realização de fisioterapia/atividade física, tendo cuidados com a alimentação, e também realizando os exames de rastreio pertinentes à determinada idade e sexo de forma a permitir que o paciente mantenha sua autonomia e independência na melhor idade.

Quando procurar o geriatra?

No Brasil, falamos em pessoa idosa aquelas acima de 60 anos, porém quando pensamos em prevenção focando em um envelhecer saudável, podemos procurar o geriatra até antes de forma a garantir o envelhecimento da melhora maneira possível.

O geriatra vai olhar o paciente na sua integralidade, não apenas avaliando suas doenças de forma individual, mas sim o caracterizando de forma completa.  Nesta avaliação, procura-se saber sobre a cognição/funcionalidade/ problemas de locomoção do paciente assim o classificando em um indivíduo mais frágil ou mais robusto, focando as intervenções de forma a garantir o melhor cuidado para aquela pessoa. Sendo assim, muitas vezes indivíduos da mesma idade e com as mesmas doenças podem ter tratamentos diferentes. Além disso, o médico geriatra garante uma centralização do cuidado, agindo de forma interdisciplinar com colegas de outras especialidades para a garantir a melhor abordagem para aquele paciente.

O perigo da queda em idosos

A definição de queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano, isso significa que mesmo que você, quando se desequilibrou, consiga se amparar não indo totalmente para o chão, já podemos considerar isso como uma queda.

E por que isso é importante? Quando caímos além do risco de fratura, isso pode levar a um medo de novas quedas, promovendo uma restrição cada vez maior por parte da família ou do próprio paciente as atividades e assim reduzindo sua funcionalidade no dia a dia, por isso prevenir uma queda é tão importante.

Como prevenir a queda?

Primeiramente, é importante lembrar que a queda é um processo multifatorial, ou seja, vários fatores podem estar envolvidos no seu acontecimento, sendo tanto fatores intrínsecos como: alterações sensoriais tipo déficit visual ou auditivo não corrigidos, alteração da propriocepção que é a capacidade de definirmos onde nosso corpo e membros estão no espaço, fatores relacionados ao equilíbrio e também a doenças osteoarticulares.

Além disso, existem os fatores extrínsecos ou ambientais que estão relacionados ao tipo de calçado usado pelo individuo, presença de tapetes em casa, iluminação do ambiente, disposição dos utensílios em locais acessíveis e presença de barras de apoio para auxiliar no banho, por exemplo.

Sendo assim a prevenção da queda se faz em diversas etapas:

– Estar em dia com o oftalmologista de forma a corrigir qualquer déficit visual que seja possível;

– Avaliar algumas doenças que podem piorar o equilíbrio como problemas de artrose em joelhos/quadril e até fazer uso de dispositivos de marcha como bengala ou andador quando indicados.

– Ajustar a casa retirando tapetes – podendo ser deixado os antiderrapantes em locais molhados como box/ próximo a pia da cozinha, ajuste de calçados dando preferência àqueles com solados antiderrapantes e que dão firmeza aos pés sendo presos na frente e atrás, devem ser feitos.

Veja abaixo o vídeo completo que fizemos com a Dr. Gabriela Mastela, Geriatra do Hospital Santa Virgínia sobre saúde do idoso.

 

 

O Hospital Santa Virgínia possui atendimento de Geriatria no Ambulatório. Para mais informações, acesse hsv.org.br ou entre em contato através de nossa Central de Agendamento (11) 2799-3230.

Este material contou com a participação e avaliação da a Dr. Gabriela Mastela (194199), Geriatra do Hospital Santa Virgínia