Os homens têm uma maior dificuldade em ir ao médico de forma preventiva como as mulheres. Normalmente, a ida a um especialista está atrelada a algum sintoma diferente e não a uma busca por vitalidade e qualidade de vida. Porém, a adoção de hábitos preventivos é essencial para evitar doenças.
O médico especializado em urologia é responsável por tratamentos e diagnósticos de doenças do trato urinário tanto em homens como em mulheres, cuidando assim da saúde da bexiga, da próstata, dos rins e da uretra. Quando consultado para atender aos homens, este especialista realiza de forma individualizada uma avaliação através de exames, histórico de saúde do paciente e seus hábitos diários.
Separamos os 5 principais sinais que podem indicar que é bom consultar um urologista:
- Dor
Dores em locais como lombar, abdômen, pênis ou testículos podem alertar diversos problemas de saúde como infecções, cálculos ou outros problemas renais, infamações, doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) e até mesmo tumores.
- Sintomas Urinários
Alterações como aumento ou diminuição do fluxo urinário, desconforto ao urinar, gotejamento, incontinência urinária e sangue na urina são alguns dos sintomas de infecção ou inflamação que é preciso estar de olho.
- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)
Os sintomas das Doenças Sexualmente transmissíveis são manifestados normalmente na região do pênis e testículos. São queixas dos pacientes: coceira, queimação, corrimento, verrugas penianas, bolhas, feridas e dor.
- Relações Sexuais
Quando o corpo manifesta infecção ou outras manifestações no sistema reprodutor, é comum sintomas como impotência sexual, ejaculação precoce, diminuição do desejo sexual, desconforto durante o ato, ausência de orgasmo e até mesmo sangue no esperma. A esses sinais, exclusivos no paciente masculino, o urologista deve ser consultado.
- Idade
Com o avançar da idade também é recomendado que o Urologista seja consultado regularmente. Os médicos indicam que todos os homens acima de 40 anos devem realizar a avaliação urológica e exames específicos como próstata e PSA.
O Hospital Santa Virgínia conta com Instituto de Urologia, que tem a coordenação do Prof. Dr. Enrico Andrade(CRM 68386) e Prof. Dr. Gustavo Alarcon (CRM 87945), além de outros profissionais capacitados para atendimento de doenças do trato urinário no Ambulatório. Para mais informações acesse hsv.org.br/servicos/#ambulatorio ou entre em contato
Este texto foi avaliado e revisado pelo Prof. Dr. Gustavo Alarcon, Urologista do Hospital Santa Virgínia