O termo “síndrome do coração festeiro” foi dado pelo pesquisador Philip Ettinger e sua equipe da CMDNJ-New Jersey Medical School (EUA), após notar um alto número de internações em diversos hospitais com os mesmos sintomas após participar de festas de final de ano.

A causa dos sintomas cardiovasculares, estavam diretamente ligadas ao excessivo consumo de álcool que pode trazer sensações como fala arrastada, comprometimento motor, perda dos reflexos e confusão, chegando a provocar vômito e até levar ao coma.

Um dos problemas que ameaça usuários de álcool, é a cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco), pois a bebida os deixa sujeitos a sofrer de hipertensão, aumento do colesterol e arritmias, entre outras patologias. Além disso, o excesso de álcool pode acelerar a frequência cardíaca causando uma taquicardia por conta da liberação de adrenalina.

O problema pode ser potencializado com a junção de ações como o consumo excessivo do álcool, a ingestão de alimentos gordurosos e refeições pesadas, o hábito de fumar e a falta de uma hidratação adequada. Em pessoas sedentárias e que já apresentam diagnósticos de doenças cardiovasculares, o problema pode ser ainda maior.

A recomendação médica, é manter os exames de rotina em dia, e evitar os excessos em festas e celebrações de final de ano, para que os momentos sejam apenas de alegria. O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Cardiologia completo para atendimento e tratamento de diversas doenças. Acesse agora mesmo!

https://hsv.org.br/centro-de-cardiologia-e-cirurgia-cardiaca/

Este conteúdo foi revisado pelo Dr. Jefferson Jaber, médico do Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia.