Dentre todos os sentidos que temos – visão, audição, tato, olfato e paladar – a visão é responsável por cerca de 85% dos sentidos enviados ao nosso cérebro. Por isso, é muito importante conhecer as doenças que podem comprometer a saúde dos olhos, e sempre prevenir da melhor maneira os fatores de risco de cada uma delas.

Para cada fase da vida há determinadas doenças mais frequentes e a presença de alguns fatores de risco exige avaliação mais precoce e regular. Os principais fatores são o histórico familiar de doença ocular, infecção materna durante a gestação, prematuridade, uso crônico de medicamentos, doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia e doenças neurológicas.

Também é preciso levar em consideração, que ao passar dos anos os tipos mais frequentes de doenças oculares, mudam. Nas crianças, por exemplo, é mais comum conjuntivites virais, alérgicas e ametropias, que é um erro de refração ou alteração de grau nos olhos. Nos adultos, a ametropia (miopia, astigmatismo e hipermetropia) e nos idosos, os diagnósticos apontam mais incidência de ametropia, catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

A melhor maneira de evitar doenças como essas também varia de acordo com a idade. Para bebês, sem fator de risco, recomenda-se avaliação nos primeiros 6 meses de idade, com exames como o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho. É recomendável a realização desse procedimento na maternidade, pois tem a finalidade de detectar doenças como catarata congênita e retinoblastoma.

Já após os 6 meses de idade e sem sintoma visual ou risco, a avaliação com oftalmologista pode ser realizada entre 1-2 anos de idade, e outra antes da alfabetização para detecção de grau (refração). Assim, evita algum comprometimento escolar por motivos de visão.

Para os adultos, recomenda-se visita anual ao oftalmologista, para realização de exames como a medida da pressão ocular e avaliação da retina com dilatação da pupila. Mesmo quando já há diagnóstico, e já foi orientado o uso de óculos, é importante consultar o especialista regularmente.

Abaixo, listamos algumas dicas de cuidados diários para evitar doenças oculares;

– Proteger-se dos raios ultravioletas com óculos escuros e uso de bonés.

– Evitar o uso excessivo de celulares e tablets, ou leitura prolongada, pois essas práticas causam ressecamento da superfície ocular pela diminuição do reflexo de piscar. Nestes casos recomenda-se pausas regulares e uso de colírios lubrificantes.

–  Manter o corpo saudável através de uma dieta rica em verduras e frutas, pois são alimentos benéficos para a saúde dos olhos.

– Usar proteção específica em atividades potencialmente traumáticas, como em jogos de tênis por exemplo.

O HSV possui um Centro de Oftalmologia de última geração, com equipamentos e Corpo Clínico capacitado para o melhor tratamento ocular tanto de adultos como de crianças. Para mais informações, acesse www.hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/.

 

Este conteúdo foi revisado pela Dra. Ana Carolina Jervasio, médica do Centro de Oftalmologia do Hospital Santa Virgínia.