Entenda mais sobre como cuidar dos olhos e quando buscar o médico

 

Muitas vezes só buscamos o especialista quando estamos com dificuldade de enxergar, mas ir frequentemente ao oftalmologista é importante para manter a saúde ocular e prevenir problemas de visão. O oftalmologista é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos, incluindo problemas de visão, doenças da córnea, catarata, glaucoma, doenças da retina, entre outros.

Realizar exames de rotina com o oftalmologista pode ajudar a identificar precocemente doenças oculares, o que pode ser crucial para o sucesso do tratamento. Além disso, o oftalmologista também pode ajudar a prescrever óculos ou lentes de contato para corrigir problemas de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Pessoas com histórico familiar de doenças oculares, ou que tenham algum sintoma de problema ocular, devem procurar um oftalmologista com maior frequência. Da mesma forma, pessoas com mais de 40 anos ou com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão arterial também devem fazer exames de rotina com o especialista.

O cuidado com a saúde ocular garante ao paciente maior qualidade de vida. Pensando nisso, separamos as principais dicas de cuidado com os olhos, confira:

  1. Faça exames regulares: Consulte um oftalmologista regularmente para avaliar a saúde dos seus olhos e detectar problemas precocemente.
  2. Mantenha uma dieta saudável: Coma alimentos ricos em nutrientes que são benéficos para a saúde dos olhos, como frutas, legumes e peixes ricos em ômega-3.
  3. Use óculos de sol: Use óculos de sol com proteção UVA e UVB para proteger seus olhos dos raios nocivos do sol.
  4. Descanse seus olhos: Faça pausas regulares durante atividades que envolvem esforço visual prolongado, como trabalhar no computador. Olhe para longe a cada 20 minutos para relaxar os olhos.
  5. Evite o tabagismo: O tabagismo aumenta o risco de desenvolver doenças oculares, como degeneração macular e catarata.
  6. Mantenha uma boa higiene ocular: Lave as mãos antes de tocar seus olhos e não compartilhe objetos pessoais, como toalhas de rosto.
  7. Proteja seus olhos: Use óculos de proteção durante atividades que possam causar lesões oculares, como esportes de contato ou trabalhos que envolvam produtos químicos.

Seguir essas medidas de cuidados com a saúde ocular no dia a dia pode ajudar a prevenir problemas oculares e manter uma visão saudável. O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oftalmologia completo para atendimento adulto e infantil. Além da consulta com especialistas capacitados, você realiza todos os exames necessários para o diagnóstico, através de equipamentos de alto padrão. Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189)