Entenda mais sobre a especialidade médica e as principais maneiras de prevenir o câncer

 

A oncologia é o ramo da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer, que é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal de células que se dividem e se multiplicam de forma descontrolada, podendo invadir e danificar outros tecidos do corpo.

Os oncologistas são médicos especializados no tratamento de pacientes com câncer e trabalham em equipe com outros profissionais de saúde, como radiologistas, patologistas e enfermeiros especiais para avaliar individualmente o paciente e determinar o melhor cuidado possível.

Além do tratamento, a oncologia também enfatiza a prevenção do câncer através de medidas como exames de triagem, mudanças no estilo de vida e educação sobre fatores de risco para o câncer. Existem várias maneiras de prevenir a doença, separamos algumas das principais:

  1. Mantenha um estilo de vida saudável: Exercite-se regularmente, mantenha um peso saudável e siga uma dieta balanceada e rica em frutas, legumes e grãos integrais. Evite o consumo de tabaco e limite o consumo de álcool.
  2. Proteja a sua pele: Use protetor solar quando estiver ao ar livre e evite a exposição excessiva ao sol, especialmente durante as horas de pico.
  3. Evite exposição a produtos químicos tóxicos: Limite a exposição a produtos químicos tóxicos, como pesticidas e produtos químicos industriais.
  4. Faça exames regulares: Certifique-se de fazer exames de rotina regularmente, incluindo mamografia, colonoscopia e exame de Papanicolau, de acordo com as orientações de seu médico.
  5. Mantenha-se atualizado com as vacinações: As vacinações contra o HPV e a hepatite B podem ajudar a prevenir o câncer cervical e hepático, respectivamente.
  6. Reduza o estresse: O estresse crônico pode afetar o sistema imunológico, o que pode aumentar o risco de câncer. Tente reduzir o estresse através de exercícios de relaxamento, meditação ou outras técnicas de gerenciamento do estresse.
  7. Conheça seus fatores de risco: Se você tem fatores de risco pessoais ou familiares para câncer, converse com seu médico sobre as medidas de prevenção apropriadas.

Lembre-se, a prevenção envolve um esforço contínuo e pode ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer. O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oncologia especializado para diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. Para mais informações acesse Centro de Oncologia – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br).

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Bruno Santucci (CMR 121400), médico oncologista do Hospital Santa Virgínia