O outono é a estação do ano que se caracteriza pela queda das folhas das árvores e pela diminuição das temperaturas. No Hemisfério Norte, o outono começa por volta de 22 ou 23 de setembro e termina por volta de 21 ou 22 de dezembro, enquanto no Hemisfério Sul, o outono começa por volta de 20 ou 21 de março e termina por volta de 21 ou 22 de junho.

Nesta época ocorrem mudanças nas condições climáticas e ambientais que podem afetar a saúde de algumas pessoas. As doenças que são mais comuns no outono incluem:

  1. No outono, as folhas das árvores caem e o pólen das plantas diminuem o que pode diminuir os sintomas de alergia em algumas pessoas. No entanto, o aumento da umidade pode incentivar o crescimento de mofo, o que pode aumentar os sintomas de alergia em pessoas sensíveis.
  2. A queda das temperaturas e as mudanças na umidade podem desencadear ataques de asma.
  3. Doença cardíaca. Também devido à queda das temperaturas, pessoas idosas e pessoas com condições cardíacas pré-existentes desenvolvem risco aumentado de problemas cardíacos.
  4. Depressão. Horas reduzidas de luz solar e mudanças de temperatura podem afetar o humor e aumentar o risco de depressão.

É importante manter um estilo de vida saudável durante o outono, incluindo uma dieta saudável, exercícios regulares e sono suficiente para reduzir o risco de doenças. Além disso, é aconselhável se vacinar contra a gripe para prevenir a doença.

Além de conferir a carteira de vacina, é recomendado lavar as mãos com frequência para evitar a propagação de vírus e bactérias. A alimentação rica em frutas e vegetais ajuda a obter os nutrientes necessários para manter uma boa saúde e o sistema imunológico resistente.

Continue acompanhando as redes sociais do Hospital Santa Virgínia para mais dicas de saúde como essa. Para agendamento de consultas e exames, acesse agora mesmo nosso Agendamento Online, ou a Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV