Dores no Ombro

A dor no ombro pode surgir em qualquer idade, e geralmente é causada por uma inflamação temporária das estruturas do ombro. Apesar de ser mais comum em jovens atletas como jogadores de tênis ou ginastas, também é muito manifestada em idosos, devido ao desgaste natural da articulação.

Em alguns casos, essa dor pode ser muito intensa, em outros pode desaparecer após 3 a 5 dias depois do início com aplicação de um gel local. Caso essa melhora não ocorra, é muito importante, e recomendado, consultar um ortopedista para identificar se existe algum problema grave e iniciar o tratamento adequado.

Isso porque, essa dor pode estar relacionada a doenças como:

Bursite: que se trata de uma inflamação em uma estrutura do ombro chamada Bursa. É muito comum em pessoas que fazem atividades repetitivas. A dor aguda pode atrapalhar na realização de atividades do dia a dia como pentear o cabelo.

Tendinite: muito semelhante a bursite, este tipo de problema provoca uma inflamação dos tendões do ombro. A dor sentida pode afetar a parte frontal do ombro, dificultando o movimento acima da linha da cabeça ou se estica o braço para a frente.

Artrite: mais comum na fase idosa, a artrite causa desgaste na articulação do ombro, provocando dor, inchaço e dificuldade de movimento. O tratamento normalmente é orientado por ortopedistas e fisioterapeutas.

Capsulite adesiva: popularmente conhecido como ombro congelado, essa doença é uma inflamação crônica do ombro que dificulta o movimento e surge de maneira gradual, aumentando de forma intensa.

Luxação de Ombro: A luxação do ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a glenóide. Quando não há deslocamento total, ou seja, uma parte dos ossos ainda está em contato uma com a outra, chama-se de subluxação.

As luxações podem ocorrer de dois modos:

  • por trauma como acidentes, quedas ou lesões em atividades esportivas.
  • luxar sem motivo aparente, por frouxidão nos ligamentos do ombro.

Síndrome do Manguito Rotador: O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos do ombro, que são ligados aos ossos através dos tendões e são responsáveis pelos principais movimentos do ombro, como a rotação e elevação do ombro.

As lesões podem ocorrer de duas maneiras:

  • Traumatismos ou acidentes, por exemplo, acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ao carregar objetos muito pesados;
  • Degenerativas, com o nosso envelhecimento ocorre um enfraquecimento natural dos tendões, por diminuição ou alteração da estrutura das fibras de colágeno.

O motivo da dor também pode ser fratura, que geralmente provoca uma dor muito intensa, inchaço e manchas roxas. O tratamento para dor no ombro causado por algum tipo de fratura deve ser tratado no hospital, para que a imobilização correta seja feita.

O diagnóstico de problemas ortopédicos nos ombros deve ser realizado pelo ortopedista, que avaliará toda estrutura e as características da dor. Também é comum a necessidade de exames complementares de imagem, para ajudar a identificar as causas e direcionar o melhor tratamento.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Ortopedia com diversos especialistas, além de contar com Centro de Diagnóstico por Imagem capacitado para realização de exames como raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética que auxiliam os médicos no mapeamento de problemas. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-ortopedia/.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Renato Tambani (CRM 102177), médico ortopedista especialista em ombro do Hospital Santa Virgínia.