Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida, que surgiu a partir da necessidade de cuidado da saúde mental das pessoas. O mês é marcado por uma intensa valorização da conscientização acerca da temática envolta do suicídio, e o objetivo da campanha é alertar a população para os sinais e possibilidades de tratamento para o sofrimento psíquico.
A identificação de sintomas ou sinais é um passo muito importante no auxílio às pessoas que estão passando por sofrimento psíquico mais intenso. No que concerne o auxílio, qualquer pessoa bem informada pode identificar esses sinais, que geralmente são:
- Isolamento social
- Desinteresse pela vida
- Dificuldade de realizar atividades que antes realizada com facilidade
- Falta de interesse na vida
- Mudanças de hábitos
- Desinteresse no cuidado com a aparência pessoal
- Alterações de apetite e sono
- Dentre outros.
Desta forma, apoiar, acolher sem julgamentos e disponibilizar suporte profissional que é facilmente encontrado nos canais acessíveis ou encaminhando para serviços de atendimento são a melhor forma de auxiliar a pessoa nesse processo. O olhar deve ser direcionado na vida, no cuidado com o outro, no apoio possível, tendo como foco principal a saúde mental.
Destacamos por fim, os principais canais de atendimento que podem ser feitos via telefone no número 188, chat e e-mail, através do site www.cvv.org.br que contribuem muito para o acolhimento das pessoas. Existem também instituições, faculdades e locais que abrem espaços gratuitos para atendimento de pessoas em sofrimento psíquicos. Se identificar alguém passando por esse processo, apoie, ajude, direcione, auxilie essa pessoa a buscar ajuda profissional.
O Hospital Santa Virgínia apoia a campanha de Setembro Amarelo, e acredita na importância da valorização da vida.
Este conteúdo foi produzido e avaliado por Ramaiana Veiga, psicóloga do Hospital Santa Virgínia