A prática regular de atividade física é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividades do dia-a-dia e, por isso, é muito importante que a população geral, de todas as idades pratique exercícios regularmente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Mas a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física.
Mesmo com uma rotina agitada é fundamental encontrar tempo para colocar o corpo em movimento. É comprovado que exercitar-se faz bem à saúde física e mental, pois o hábito e a constância da atividade trazem diversos benefícios para saúde e ajuda a:
- Combater o excesso de peso;
- Melhorar a auto-estima e promover a sensação de bem-estar;
- Diminuir a depressão;
- Melhorar o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
- Diminuir o estresse e o cansaço;
- Aumentar a disposição;
- Promover o fortalecimento do sistema imune;
- Melhorar a força e resistência muscular;
- Fortalecer ossos e articulações;
- Melhorar a postura;
- Diminuir a dor;
- Diminuir o risco de doenças cardiovasculares;
- Melhorar a aparência da pele.
É interessante consultar um médico sempre que desejar praticar atividade física de maior intensidade, e ajuda profissional para evitar lesões graves nos ossos e músculos por conta do exercício. Com a orientação e execução correta, a prática só trará benefícios, melhores desempenhos e uma melhor qualidade de vida.
O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Ortopedia completo e capacitado com diversos especialistas para atender o paciente de acordo com a necessidade apresentada. Conheça mais sobre a infraestrutura e o corpo clínico através do hsv.org.br/centro-de-ortopedia. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Agendamento no número (11) 2799-3230.
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Thiago André (CRM 129896), ortopedista do Hospital Santa Virgínia