Câncer colorretal – Entenda os sintomas, a prevenção e o tratamento

 

O câncer colorretal é um tipo de câncer que se desenvolve na parte final do intestino, chamada de cólon ou no reto, que são partes do trato gastrointestinal. É um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo e afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos.

Os sintomas do câncer colorretal podem incluir:

– Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia ou constipação (prisão de ventre);

– Sangue nas fezes;

– Dor abdominal;

– Perda de peso não intencional;

– Fadiga.

Apesar de manifestar alguns sintomas conforme for avançando, os estágios iniciais da doença não manifestam nenhum tipo de sintoma, o que pode prejudicar o tratamento e a saúde do paciente.

A Campanha Março Azul-Marinho, traz a importância da detecção precoce do câncer colorretal para aumentar as chances de cura. A principal forma de se prevenir contra a doença, é a realização de exames de rotina, como a colonoscopia.

Este exame pode detectar pólipos pré-cancerígenos antes que eles se tornem cancerosos, também podem detectar o câncer em estágio inicial, quando é mais facilmente tratável. Normalmente o procedimento é recomendado após os 40 anos, quando já a casos na família, e a partir dos 50 de forma preventiva.

O tratamento do câncer colorretal pode incluir cirurgia para remover o tumor, radioterapia e quimioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estágio do câncer, da localização do tumor e de outros fatores individuais.

A prevenção do câncer colorretal pode incluir a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em frutas, legumes e fibras, exercícios regulares e evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool. As pessoas também devem ser rastreadas regularmente, especialmente se tiverem histórico familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco.

O Hospital Santa Virgínia conta com Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais para a prevenção deste tipo de doença, e com nosso capacitado Centro de Oncologia para o tratamento deste e de outros tipos de câncer.

Para mais informações como esta, continue nos acompanhando nas redes sociais.