No mundo, uma em cada 10 pessoas apresenta doença crônica dos rins. Os rins são constituídos por mais de um milhão de filtros microscópicos chamados de glomérulos. Eles removem do sangue e eliminam na urina uma série de escórias.

Os rins têm várias outras funções. São os responsáveis finais pelo controle do volume de líquidos no nosso corpo, aumentando a diurese e a perda de sal quando estamos com excesso de água e retendo estas substâncias em caso de desidratação, e produzem uma série de substâncias fundamentais para a homeostase do nosso corpo, como a eritropetina, que é crucial para desenvolvimento final das células vermelhas do sangue, e uma enzima chamada 1-alfa-hidroxilase, que produz a vitamina D, responsável pela manutenção dos níveis de cálcio no sangue e pela densidade dos ossos.

Com base no que acabamos de falar, fica fácil entender as manifestações das doenças dos rins. A retenção das escórias pode se manifestar por confusão mental e sonolência. A retenção de líquidos causa inchaço nos olhos e nas pernas, aumento da pressão arterial ou falta de ar por acúmulo de líquido nos pulmões. A falta da eritopoetina induz anemia que deixa a pessoa pálida. E a falta de vitamina D pode causar desde câimbras até convulsões.

Estas manifestações costumam ocorrer na doença renal em estágio avançado, mas sua progressão pode não causar nenhum causar sintoma por muito tempo. Por isto, é muito importante realizar exames para avaliar a saúde renal. Na fase inicial da doença existe a possibilidade de retardar ou até mesmo impedir evolução da doença.

As principais causas de insuficiência renal crônica são duas doenças muito comuns: o diabetes e a hipertensão arterial. Como estas doenças e a própria insuficiência renal muitas vezes são assintomáticas, muitos pacientes não aderem ao seu tratamento. O controle adequado destas e de outras patologias é muito efetivo em prevenir o desenvolvimento da doença renal. Caso a doença já esteja instalada, mas encontre-se em estágio inicial, existem medidas não farmacológicas e medicamentos que podem impedir ou retardar sua progressão.

O Centro Médico Ambulatorial do Hospital Santa Virgínia possui nefrologistas, endocrinologistas, cardiologistas e clínicos gerais preparados para diagnosticar e tratar as doenças com potencial de causar lesão aos rins e a própria doença renal. Agende uma visita de rotina para avaliar a função dos seus rins e garanta a boa saúde geral!

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV