O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, e é essencial para a locomoção e a realização de atividades cotidianas. No entanto, devido ao seu papel crucial, o joelho é suscetível a lesões e problemas de saúde.

Alguns dos problemas mais comuns que afetam a saúde do joelho incluem lesões nos ligamentos, como a ruptura do ligamento, lesões meniscais, artrite, bursite, tendinite, condromalácia patelar e síndrome da dor patelofemoral.

A prevenção é a chave para manter a saúde do joelho. Isso inclui manter um peso saudável, praticar exercícios regulares para fortalecer os músculos da coxa e da panturrilha que suportam o joelho, usar calçados apropriados e fazer pausas frequentes durante atividades que envolvem sobrecarga da articulação do joelho.

Se ocorrer uma lesão no joelho, o tratamento dependerá da gravidade da lesão. Lesões menores podem ser tratadas com repouso, compressão, elevação e gelo, enquanto lesões mais graves podem exigir cirurgia.

Manter a saúde do joelho é fundamental para uma boa qualidade de vida, permitindo a realização de atividades cotidianas e de lazer sem dor ou desconforto. É importante prestar atenção aos sinais de problemas de saúde no joelho e procurar ajuda médica quando necessário para prevenir lesões mais graves e possíveis complicações.

Separamos algumas dicas de cuidado com o joelho:

  1. Mantenha um peso saudável, pois o excesso de peso pode colocar uma pressão extra sobre os joelhos e aumentar o risco de lesões.
  2. Faça exercícios de fortalecimento nos músculos ao redor do joelho, como quadríceps e panturrilhas podem ajudar a proteger o joelho.
  3. Faça alongamentos dos músculos ao redor do joelho pode ajudar a prevenir lesões e reduzir a dor no joelho.
  4. Use sapatos adequados, com amortecimento adequado pode ajudar a reduzir o impacto sobre os joelhos.
  5. Evite sobrecarregar o joelho e atividades que colocam uma pressão excessiva sobre o joelho, como corrida em superfícies duras, saltos ou esportes de contato.
  6. Descanse quando necessário, pois se o joelho estiver dolorido ou inflamado, é importante permitir a recuperação, para não gerar lesão.

Caso apresente dor frequente no joelho, procure um médico para o diagnóstico e tratamento correto. O Hospital Santa Virgínia é referência em Ortopedia e Trauma, e pode te ajudar a cuidar da saúde do seu joelho no Centro de Ortopedia. Para mais informações acesse Centro de Ortopedia e Trauma – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br) ou entre em contato com nossa Central de Agendamento no (11)2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Fábio Veiga (CRM 101290), médico ortopedista especialista em Joelho do Centro de Ortopedia do Hospital Santa Virgínia