Saiba quais são as principais doenças causadas pelo consumo exagerado de álcool

 

O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pela dependência descontrolada do álcool, e pode ser considerado perigoso ou até mesmo fatal quando não tratado. Apesar de ser mais comum em homens, o alcoolismo também é diagnosticado em mulheres.

Não existe uma causa conhecida para o transtorno. O álcool ingerido produz alterações químicas no cérebro, que induzem sensação prazerosa. Visto como vício, o desenvolvimento da doença se dá de forma gradual, ao longo do tempo.

Os sintomas do alcoolismo são considerados persistentes. Normalmente o paciente:

  • Tenta mais não consegue limitar o consumo de álcool;
  • Gasta mais tempo bebendo ou se recuperando do consumo;
  • Sente forte necessidade de beber álcool;
  • Torna-se ineficiente em atividades corriqueiras, como no trabalho;
  • Não consegue interromper o consumo frequente;
  • Perde o interesse pela vida social, por atividades e hobbies.

O uso nocivo do álcool é fator causal para mais de 200 doenças e lesões, incluindo transtornos mentais e comportamentais, e patologias transmissíveis.

O álcool destrói as células do fígado, órgão vital do nosso corpo. Essa é a causa de uma das principais doenças relacionadas ao alcoolismo, a cirrose. Além disso, o alcoolismo pode causar:

– Doenças cardíacas: o álcool pode gerar enfraquecimento do músculo do coração, arritmias e aumentar os riscos de ataque cardíaco – principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares como hipertensão arterial.

– Câncer: o consumo excessivo de álcool pode ser a causa de diversos tipos de câncer, como o de boca, da garganta, da laringe, do esôfago e do fígado.

– Demência: assim como destrói as células do fígado, a substância mata também as células cerebrais, causando um encolhimento anormal do cérebro. Os sintomas podem afetar a memória, o pensamento, a capacidade de discernimento da realidade, entre outros.

– Pancreatite: o álcool pode causar inflamação pancreática. Quando o consumo é frequente, o paciente manifesta sintomas como diarreia constante e dor crônica, devido à redução da produção das enzimas pancreáticas. A lesão pancreática pode induzir diabetes.

O consumo nocivo de álcool é uma doença e deve ser tratado por profissional de saúde. Há medicamentos capazes de controlar a vontade de beber, e os médicos podem recomendar terapia comportamental para ajudar no tratamento.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro Médico Ambulatorial que pode ajudar no tratamento do alcoolismo e das doenças causadas por ele. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Agendamento (11)2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV