A Doença de Alzheimer (DA) é uma das doenças que está na campanha Fevereiro Roxo, e se trata de um transtorno neuro degenerativo progressivo do cérebro, que causa demência e manifesta sintomas como dificuldade de aprendizado, esquecimento de informações e fatos recentes, desorientação espacial, dificuldade de concentração e dificuldade progressiva do auto cuidado.

A causa da doença ainda não é completamente conhecida, porem acredita-se que exista um acumulo anormal de algumas proteínas dentro e em volta dos neurônios, levando a morte progressiva dos neurônios.

Os sintomas da doença de Alzheimer em geral se iniciam após os 65 anos, e estima-se que a doença corresponda a mais da metade dos casos de demência.

A campanha Fevereiro Roxo também traz o alerta da possibilidade da doença vir acompanha por apatia, depressão e ansiedade.

A doença de Alzheimer é dividida em 5 estágios:

Estagio pré clinico: nessa fase não existem sintomas, e é identificado principalmente em ambientes de pesquisa

Distúrbio cognitivo leve – a pessoa apresenta alterações leves na memória e nas capacidades mentais, como planejar tarefas ou tomadas de decisões, porem, não suficientes para afetar ou impossibilitar o trabalho ou as relacionamentos da pessoa. Importante dizer que nem todos que apresentam declínio cognitivo leve tem Alzheimer ou evoluirá para demência, sendo que existem outras causas para dificuldade cognitiva, inclusive reversíveis.

Demência leve por Doença de Alzheimer: em geral é nessa fase que o diagnóstico é realizado. Nessa fase a pessoa passa a ter dificuldade com memória e pensamento que prejudica as atividades do dia a dia da pessoa essa dificuldade se torna mais evidente para os familiares.

Demência moderada por Doença de Alzheimer : a pessoa tem aumento do grau de confusão mental e necessita cada vez mais de auxilio para as atividades do dia a dia e para auto cuidado. Pode apresentar alterações importantes no comportamento e personalidade, não reconhecer familiares e conhecidos, esquecer informações como seu numero de telefone ou nome da escola onde estudou.

Demência severa por Doença de Alzheimer: Com a evolução da doença, a pessoa passa a ter prejuízo de sua mobilidade, incapacidade de se expressar corretamente, precisar de assistência total para o auto cuidado (como comer, higiene, vestir-se entre outras). Com a evolução, perde a capacidade de controlar a evacuação e micção e a capacidade de engolir.

 

Embora ainda não exista um tratamento especifico para tratar ou prevenir a Doença de Alzheimer, sabemos que vários hábitos e atividades podem reduzir o risco de desenvolver a doença ou atrasar sua evolução, mantendo o cérebro saudável e mais resistente:

  • Estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa;
  • Fazer exercícios de aritmética, estudar novas linguas;
  • Atividades em grupo, se manter socialmente ativo;
  • Não fumar;
  • Não consumir bebida alcoólica;
  • Ter alimentação saudável.
  • Fazer prática de atividades físicas regulares.

 

Quando a pessoa apresenta quadro de dificuldade de memória ou declínio cognitivo, deve ser avaliada por um Neurologista. A avaliação irá focar na historia referida pelo paciente e familiar , exame físico, testes de cognição, pesquisa de possíveis causas reversíveis de perda cognitiva (falta de vitaminas, infecções, depressão, distúrbio do sono) e se for o caso, realizado o diagnostico e inicio de tratamento direcionado ao problema.

O Hospital Santa Virgínia apoia a campanha #FeveiroRoxo e acredita que a prevenção e hábitos mais saudável ajudam a contribuir para uma melhor qualidade de vida. Continue acompanhando nossas redes sociais para mais conteúdos como esse!

 

Este conteúdo foi produzido pelo Dr. Gabriel Bienes (CRM 150714), médico neurologista do Hospital Santa Virgínia