Conheça mais sobre este exame oftalmológico
O mapeamento da retina é um exame ocular que serve para investigar detalhadamente a retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. Ele pode auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de diversos problemas e doenças, como: más formações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina, e até tumores.
O procedimento é bem simples de ser feito e é fundamental na prevenção. Antes de realizar o mapeamento de retina o paciente tem a pupila dilatada para facilitar uma melhor análise do olho. Essa dilatação dura entre quatro a seis horas.
Indicações do exame:
Os oftalmologistas indicam o mapeamento de retina para todo mundo como forma de prevenção, visto que é um método eficaz para detectar diversos problemas e doenças oculares. O exame também é fundamental no diagnóstico e acompanhamento de condições como:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Suspeita de retinopatia diabética ou retinopatia hipertensiva;
- Alterações na retina ou no nervo óptico;
- Diminuição da visão;
- Pessoas com mais de 50 anos;
- Pacientes que irão passar por alguma cirurgia ocular;
- Pacientes que usam medicamentos que podem causar efeitos colaterais na retina;
- Bebês prematuros (com até 32 semanas ou peso inferior a 1.500g), para prevenir a chamada retinopatia da prematuridade;
- Pacientes com miopia, para acompanhamento da retina periférica e prevenção de descolamento de retina.
No Centro de Oftalmologia do Hospital Santa Virgínia você pode realizar a consulta e todos os principais exames diagnósticos para sua saúde ocular. Para mais informações acesse nosso Agendamento Online através do BOTÃO DE AGENDAMENTO ou através da Central de Agendamento no número (11) 2799-3230.
Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia